7 conselhos para queimar mais calorias com a caminhada

Essa é a forma mais prática e barata de se exercitar e ainda combater o estresse

24 mar 2024 - 10h00
Você pode adotar algumas estratégias para se beneficiar ainda mais desse exercício
Você pode adotar algumas estratégias para se beneficiar ainda mais desse exercício
Foto: iStock / Jairo Bouer

Caminhar é a forma mais simples e barata que existe para vencer o sedentarismo, proteger seu corpo de uma série de doenças e queimar calorias, o que é ótimo para emagrecer e até mesmo perder barriga. Sem contar que dar uma volta é um ótimo remédio para desanuviar a mente em períodos de estresse. 

A recomendação geral, para quem quer perder peso com a atividade, é caminhar pelo menos 150 minutos por semana com intensidade moderada, de preferência dividindo esse total em vários dias.

Publicidade

Veja, abaixo, algumas dicas para potencializar os benefícios das caminhadas a fim de queimar mais calorias e trabalhar diferentes grupos musculares.

1. Seja consistente

Para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que se consome. Se a caminhada é sua única escolha de atividade física, é importante praticar com regularidade, procurando manter a meta mínima de 150 minutos por semana sempre. 

2. Use a tecnologia para ter motivação

Hoje em dia existem diversos relógios que contam passos a preços acessíveis no mercado. Saber quanto você caminha todos os dias, obter a quilometragem e a estimativa de calorias queimadas é um ótimo estímulo para melhorar seu desempenho e não ficar um dia sequer sem se movimentar. E se você não tiver companhia para andar, aproveite seu smartphone para ouvir suas músicas ou podcasts prediletos enquanto se exercita. 

3. Não deixe o conforto se instalar

No início, caminhar rápido e sem fazer pausas pode fazer seu coração bater mais forte e você ficar mais ofegante. Porém, conforme você ganha condicionamento, essa sensação de muito esforço diminui, e sua queima calórica também tende a diminuir. Não caia na tentação de se manter na zona de conforto. Procure se desafiar cada vez mais, com passos mais rápidos ou distâncias mais longas, para manter os seus ganhos.

Publicidade

4. Varie os terrenos

Caminhar em diferentes planos, como subir morros, fazer trilhas ou andar na areia traz desafios distintos para o seu corpo, o que faz você trabalhar diferentes grupos musculares. Essas variações também podem fazer você queimar mais calorias, além de mudar de paisagem para não cair na rotina. 

5. Modifique a velocidade

Aumente a intensidade das caminhadas com variações de velocidade. Isso envolve acelerar o passo por alguns minutos para fazer o seu coração bater mais rápido, seguidos de outros em ritmo mais lento, para recuperar o fôlego e fazer o exercício render mais.

6. Carregue uma mochila com algum peso

Com um pouco de peso nas costas você pode desafiar ainda mais seus músculos e seu coração, o que ajuda a turbinar o exercício. Use uma mochila com alças largas e fecho também na cintura, para que o peso fique bem distribuído e você não sobrecarregue sua coluna. E se você sofre de dores nas costas, artrose ou algum outro problema de saúde, não se esqueça de falar com um médico antes de adotar esta estratégia.

7. Movimente os braços

Não tenha vergonha e deixe seus braços balançarem bastante enquanto caminha. Isso permite que você trabalhe mais músculos e também pode melhorar a queima calórica. Segurar um pesinho em cada mão também pode ser útil. Só não deixe de manter a postura ereta durante o exercício. 

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações