Inmet emite alerta amarelo para vendavais no Estado de SP

Ventos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora. Capital registrou na segunda a temperatura mais baixa para outubro dos últimos 11 anos

21 out 2025 - 10h48
(atualizado às 13h56)

Além do frio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta amarelo de vendaval para o estado de São Paulo, que vale até a manhã de terça-feira, 21.

Publicidade

O alerta amarelo é o primeiro na escala utilizada pelo Inmet (abaixo dos alertas laranja e vermelho) e indica um perigo potencial para a ocorrência do fenômeno. Segundo o órgão, os ventos podem variar entre 40 quilômetros por hora (km/h) e 60 km/h no estado.

Pedestres enfrentam manhã de frio na região da Barra Funda, na zona oeste da da capital paulista
Pedestres enfrentam manhã de frio na região da Barra Funda, na zona oeste da da capital paulista
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Até quando vai o frio?

A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira, 20, o dia mais frio do mês de outubro em 11 anos. Os termômetros marcaram 11,2°C, a mais baixa registrada no mês desde 2014. Em outubro daquele ano, foi registrado 10,7°C, e em 2003, 11,0°C. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A queda acentuada nas temperaturas é consequência da passagem de uma frente fria acompanhada por ventos intensos e massa de ar polar, que derrubou as temperaturas em diversas regiões do Estado. O órgão estadual já havia emitido alerta de frio intenso, orientando a população e mobilizando acolhimento às pessoas vulneráveis.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se