Desenhos rupestres de 500 anos reaparecem em praia do Havaí após recuo da maré

Petróglifos foram avistados pela primeira vez em anos

4 ago 2025 - 16h13
(atualizado às 17h28)
Resumo
Desenhos rupestres de 500 anos ressurgiram em uma praia no Havaí após o recuo da maré, expondo petróglifos que retratam figuras antropomórficas e possivelmente histórias locais vinculadas à agricultura.
Desenhos rupestres reaparecem em praia do Havaí após maré baixa
Desenhos rupestres reaparecem em praia do Havaí após maré baixa
Foto: Reprodução/Hawaii News Now

O recuo da maré na ilha de Oahu, no Havaí, fez com que desenhos pré-históricos ressurgissem pela primeira vez em anos. Os petróglifos, como são chamados, são gravuras feitas em rochas que correspondem a um estilo de arte rupestre. 

De acordo com o portal local Hawaii News Now, o maior deles tem mais de 90 cm de altura. Estima-se que esses desenhos tenham sido feitos há cerca de 500 anos. 

Publicidade

"Você nunca espera que algo assim seja descoberto, especialmente em nosso litoral. Eu nem sabia que isso era possível", contou Nohea Stevens, moradora da Costa de Waianae, ao Hawaii News Now.

Em 2016, os desenhos rupestres foram avistados pela primeira vez por um casal de turistas que estava hospedado no centro recreativo do Exército dos Estados Unidos. Na época, eles ficaram visíveis por um tempo, mas depois foram cobertos novamente.

Um relatório do Exército do Havaí catalogou 26 petróglifos abrangendo cerca de 40 metros de praia. Das 18 figuras identificadas como antropomórficas pelos arqueólogos, oito são retratadas com possíveis genitais masculinos. 

Ao mesmo tempo em que protegem os petróglifos, as autoridades norte-americanas tentam equilibrar a visita pública aos desenhos pré-históricos. 

Publicidade

"Temos uma equipe de recursos culturais que trabalha na Guarnição do Exército para proteger e preservar artefatos como esses petróglifos", afirmou Nathan Wilkes, chefe de comunicações externas da Guarnição do Exército dos Estados Unidos na ilha.

Especialistas disseram que as pinturas rupestres tendem a contar a história do lugar. Neste caso, esses petróglifos fazem, aparentemente, referência à agricultura do local. Ainda segundo o Exército do Havaí, outros desenhos não registrados podem aparecer conforme a maré baixa.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações