Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Macacos 'roubam' itens de turistas em troca de comida em templo na Indonésia

Animais pegam itens que brilham, principalmente óculos, celulares e algumas bolsas

31 jul 2025 - 13h40
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Macaco com óculos furtado de turista no templo Uluwatu, em Bali, na Indonésia
Macaco com óculos furtado de turista no templo Uluwatu, em Bali, na Indonésia
Foto: Instagram/@uluwatu.temple / Reprodução

Macacos que vivem no templo de Uluwatu, em Bali, costumam "roubar" turistas que frequentem o local e trocam os itens por comida. Segundo a gestão do templo, eles são atraídos por itens que brilham, principalmente óculos, bolsas, garrafas e celulares.

Os especialistas que cuidam dos animais no templo advertem que não é recomendado que se dê comida ao animal. São eles que fazem o esquema de troca dando alimento e recuperando o item furtado.

Eles também pedem para que os turistas evitem contatos visuais contínuos com os animais, já que eles podem se sentir desafiados ou ameaçados. 

"Mantenham óculos, chapéus, joias e itens brilhantes dentro de suas bolsas", diz o manual divulgado pelo templo.

Os macacos são vistos como "guardiões naturais" da região e são parte fundamental da visita ao templo Uluwatu. Eles são alimentados regularmente, cerca de três vezes ao dia, com mangas, bananas, grãos, rambutões e outros petiscos preparados pelos veterinários do local.

"Os macacos no Templo de Uluwatu são mais do que apenas uma adição cênica — eles são um símbolo vivo de harmonia entre humanos, natureza e espiritualidade nesta falésia sagrada. Respeite-os, siga as regras e ajude a preservar o equilíbrio natural de Uluwatu", diz a gestão do templo em comunicado aos visitantes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade