Macacos 'roubam' itens de turistas em troca de comida em templo na Indonésia
Animais pegam itens que brilham, principalmente óculos, celulares e algumas bolsas
Macacos que vivem no templo de Uluwatu, em Bali, costumam "roubar" turistas que frequentem o local e trocam os itens por comida. Segundo a gestão do templo, eles são atraídos por itens que brilham, principalmente óculos, bolsas, garrafas e celulares.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os especialistas que cuidam dos animais no templo advertem que não é recomendado que se dê comida ao animal. São eles que fazem o esquema de troca dando alimento e recuperando o item furtado.
🇮🇩 MONKEY MAFIA RULES BALI TEMPLE WITH FRUIT-FUELED SCAM
At a clifftop temple in Bali, long-tailed macaques steal phones, wallets, and sunglasses from tourists - and trade them back for fruit.
They target high-value stuff like iPhones and glasses, ignoring hats and flip-flops.… pic.twitter.com/klVoi0S9nE
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) July 29, 2025
Eles também pedem para que os turistas evitem contatos visuais contínuos com os animais, já que eles podem se sentir desafiados ou ameaçados.
"Mantenham óculos, chapéus, joias e itens brilhantes dentro de suas bolsas", diz o manual divulgado pelo templo.
In Bali, monkeys learned to steal phones and eyeglasses to negotiate them for food
[📹 Bali Top Holiday / balitopholiday]pic.twitter.com/P4sGy4hTch
— Massimo (@Rainmaker1973) October 16, 2023
Os macacos são vistos como "guardiões naturais" da região e são parte fundamental da visita ao templo Uluwatu. Eles são alimentados regularmente, cerca de três vezes ao dia, com mangas, bananas, grãos, rambutões e outros petiscos preparados pelos veterinários do local.
"Os macacos no Templo de Uluwatu são mais do que apenas uma adição cênica — eles são um símbolo vivo de harmonia entre humanos, natureza e espiritualidade nesta falésia sagrada. Respeite-os, siga as regras e ajude a preservar o equilíbrio natural de Uluwatu", diz a gestão do templo em comunicado aos visitantes.