Ciclone 'turbinado' muda o tempo no Sul e no Sudeste do País; veja a previsão completa

Formação do fenômeno é no Sul, mas outras regiões serão impactadas com tempestades e ventania; frentes frias associadas a ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos muito comuns na América do Sul

8 dez 2025 - 11h21

A região Sul do Brasil, áreas do Sudeste e partes do Centro-Oeste estão em alerta para temporais e muita ventania no início desta segunda semana de dezembro, em razão da formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria.

Publicidade

De acordo com a Climatempo, há risco de tempestades e ventania. Rajadas de vento acima de 100 km/h também poderão ocorrer principalmente no Sul.

"Frentes frias associadas a ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos muito comuns na América do Sul", acrescenta a empresa de meteorologia.

A formação se inicia com a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica na tarde e na noite desta segunda-feira, 8, entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul.

"Na madrugada desta terça-feira, 9, o ciclone extratropical se organiza completamente e seu centro se desloca para o oeste do Rio Grande do Sul", afirma a Climatempo. No decorrer do dia, o centro do ciclone extratropical se deslocará sobre o Rio Grande do Sul, atingindo também a região da Grande Porto Alegre até a noite.

Publicidade

Entre quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11, o ciclone extratropical poderá causar rajadas de vento de até 120 km/h em áreas do litoral e das regiões mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Registro de dia chuvoso na cidade de São Paulo.
Registro de dia chuvoso na cidade de São Paulo.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 06/06/2025 / Estadão

Segundo a empresa de meteorologia, o processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania nos Estados da região Sul do Brasil, em parte do Sudeste e também do Centro-Oeste.

"Embora o processo de formação do ciclone extratropical e da frente fria estimule ventos fortes e temporais em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, este ciclone extratropical não vai passar sobre nenhuma área destas regiões", reforça a Climatempo.

Quais Estados vão sentir o impacto do ciclone extratropical e da frente fria?

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
Pressão atmosférica estimada no centro do ciclone extratropical nos próximos dias.
Foto: Divulgação/Climatempo / Estadão

Afastamento do ciclone extratropical

Os impactos deste sistema serão sentidos em áreas do centro-sul do Brasil ao menos até quinta-feira.

"No decorrer da madrugada e manhã de quarta-feira, o centro do ciclone deve alcançar o mar, no litoral do Rio Grande do Sul, movimentando-se para alto-mar. Durante a quinta-feira, o ciclone extratropical deve avançar cada vez em alto-mar, afastando-se do Sul do Brasil", estima a Climatempo.

Publicidade

Cidade de São Paulo tem previsão de chuva forte e temperatura fica mais amena

As chuvas retornam com maior intensidade no início desta semana na cidade de São Paulo, por causa da propagação de uma área de baixa pressão atmosférica, que deve provocar precipitações fortes com intensas rajadas de vento entre 60km/h e 70km/h durante a sua trajetória.

A condição climática está relacionada com a formação do ciclone extratropical e da uma frente fria que deixam o Sul do Brasil, áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta para temporais e muito vento no início desta segunda semana de dezembro, segundo a Climatempo.

Na capital paulista, a expectativa é de máxima de 23ºC nesta terça-feira, 9, quando as precipitações devem ser mais intensas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se