O presidente francês, Emmanuel Macron, visitou o Brasil para a COP30, sendo recebido calorosamente em Salvador e participando de agendas científicas e diplomáticas em Belém, incluindo encontros com o presidente Lula e o Cacique Raoni.
O presidente da França, Emmanuel Macron, tem sido bem recebido por onde passa desde que chegou ao Brasil. Na quarta-feira, 5, o chefe de Estado marcou presença em um jantar em Salvador (BA), que contou com a presença de Daniela Mercury e Margareth Menezes. Já nesta quinta-feira, 6, o presidente francês desembarcou em Belém (PA).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Macron está no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, e da COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense. Antes de iniciar sua agenda na Amazônia, Macron conversou por videochamada com o Cacique Raoni, líder indígena conhecido mundialmente.
Em seguida, ele seguiu para uma agenda na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde conheceu os projetos da expedição científica Iaraçu, vinda de Manaus e promovida por pesquisadores brasileiros e franceses.
O chefe de Estado chegou ao local escoltado pela Polícia Federal, que realizou varreduras prévias ontra ameaças químicas, biológicas e radiológicas nas embarcações ancoradas. A PF contou com a parceria da Marinha do Brasil.
O presidente foi recepcionado pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos. O presidente francês embarcou na Iaraçu e acompanhou uma apresentação conduzida pelos cientistas da expedição.
“É um prazer estar nesta na Universidade Federal do Pará. Estamos felizes de estarmos aqui, nesta nossa iniciativa comum, para compreender melhor a nossa Amazônia, as nossas florestas e o nosso clima”, afirmou Macron em entrevista ao portal da Universidade.
Na parte da tarde, Macron se reuniu com o presidente Lula em uma sala reservada na Blue Zone, no Parque da Cidade, onde ocorre a Cúpula dos Líderes, para uma conversa bilateral.
Em sua primeira parada na quarta-feira, o chefe de Estado participou da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, realizado em Salvador.
Ele foi recebido no aeroporto pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. O tour de Macron por Salvador arrastou uma multidão pela cidade e rendeu cliques divertidos nas redes sociais.
Além de ter sido abraçado pela população soteropolitana, o presidente Francês ganhou um show particular de Daniela Mercury e Margareth Menezes durante um jantar na noite de quarta-feira.
Emmanuel Macron curtindo a vida e cumprimentando populares em Salvador, enquanto escuta de uma admiradora: "QUE DELÍCIA!". pic.twitter.com/zngLZ8HZp1
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) November 6, 2025