Tietado nas ruas da Bahia, Macron chega a Belém para COP30

Presidente visitou a Universidade Federal do Pará (UFPA) para conhecer expedição científica

6 nov 2025 - 19h18
Resumo
O presidente francês, Emmanuel Macron, visitou o Brasil para a COP30, sendo recebido calorosamente em Salvador e participando de agendas científicas e diplomáticas em Belém, incluindo encontros com o presidente Lula e o Cacique Raoni.
Macron desembarca na Bahia antes de seguir para Belém
Video Player

O presidente da França, Emmanuel Macron, tem sido bem recebido por onde passa desde que chegou ao Brasil. Na quarta-feira, 5, o chefe de Estado marcou presença em um jantar em Salvador (BA), que contou com a presença de Daniela Mercury e Margareth Menezes. Já nesta quinta-feira, 6, o presidente francês desembarcou em Belém (PA).

Macron está no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, e da COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense. Antes de iniciar sua agenda na Amazônia, Macron conversou por videochamada com o Cacique Raoni, líder indígena conhecido mundialmente.

Publicidade

Em seguida, ele seguiu para uma agenda na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde conheceu os projetos da expedição científica Iaraçu, vinda de Manaus e promovida por pesquisadores brasileiros e franceses. 

O chefe de Estado chegou ao local escoltado pela Polícia Federal, que realizou varreduras prévias ontra ameaças químicas, biológicas e radiológicas nas embarcações ancoradas. A PF contou com a parceria da Marinha do Brasil. 

Macron visitou barco ancorado em Belém (PA)
Macron visitou barco ancorado em Belém (PA)
Foto: Divulgação/Polícia Federal

O presidente foi recepcionado pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, acompanhado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos. O presidente francês embarcou na Iaraçu e acompanhou uma apresentação conduzida pelos cientistas da expedição. 

“É um prazer estar nesta na Universidade Federal do Pará. Estamos felizes de estarmos aqui, nesta nossa iniciativa comum, para compreender melhor a nossa Amazônia, as nossas florestas e o nosso clima”, afirmou Macron em entrevista ao portal da Universidade. 

Publicidade

Na parte da tarde, Macron se reuniu com o presidente Lula em uma sala reservada na Blue Zone, no Parque da Cidade, onde ocorre a Cúpula dos Líderes, para uma conversa bilateral.

Macron visita Universidade Federal do Pará (UFPA)
Foto: Divulgação/UFPA

Em sua primeira parada na quarta-feira, o chefe de Estado participou da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, realizado em Salvador.

Ele foi recebido no aeroporto pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. O tour de Macron por Salvador arrastou uma multidão pela cidade e rendeu cliques divertidos nas redes sociais.

Além de ter sido abraçado pela população soteropolitana, o presidente Francês ganhou um show particular de Daniela Mercury e Margareth Menezes durante um jantar na noite de quarta-feira. 

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se