Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Macron desembarca na Bahia para abrir evento antes de seguir para a COP30 em Belém

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou nesta quarta-feira (5) a Salvador, na Bahia, onde deve participar da abertura do festival "Nosso Futuro - Brasil-França, diálogos com a África", parte do Ano França-Brasil. Esta é a primeira parada de Macron no Brasil antes de participar da cúpula sobre o clima em Belém.

5 nov 2025 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegou nesta quarta-feira (5) a Salvador, na Bahia, onde deve participar da abertura do festival "Nosso Futuro - Brasil-França, diálogos com a África", parte do Ano França-Brasil. Esta é a primeira parada de Macron no Brasil antes de participar da cúpula sobre o clima em Belém.

O presidente da França, Emmanuel Macron, em sua chegada ao Pelourinho, em Salvador, em 5 de novembro de 2025.
O presidente da França, Emmanuel Macron, em sua chegada ao Pelourinho, em Salvador, em 5 de novembro de 2025.
Foto: AFP - LUDOVIC MARIN / RFI

Macron deve participar, nesta quarta-feira, da abertura do evento que reúne "as juventudes e novas vozes das sociedades civis brasileira, africana e francesa" e visa associar América do Sul e África, segundo informou a assessoria do Palácio do Eliseu. Trata-se de um "momento marcante da temporada cultural França-Brasil", em andamento neste ano de 2025. 

A capital do estado da Bahia foi escolhida para este evento por ter sido um dos principais pontos de chegada dos escravizados africanos. Além disso, é hoje considerada o coração da cultura afro-brasileira.

Essa etapa da visita do presidente francês tem como objetivo "celebrar e trabalhar com Brasília uma relação transatlântica reinventada", envolvendo os "parceiros africanos", segundo o governo francês. 

Emmanuel Macron também deve visitar uma galeria dedicada ao fotógrafo e antropólogo francês Pierre Fatumbi Verger (1902-1996), além da Casa do Benim, onde está em cartaz a exposição "Eu sou um rio negro". 

Visita busca renovar laços com ex-colônias africanas da França

Para Paris, "essa visita à Bahia se inscreve na política de refundação e renovação da nossa relação com a África", num momento em que os laços entre a França e suas ex-colônias africanas estão enfraquecidos, ou até mesmo congelados, como no Sahel. 

A cultura é um dos pilares dessa "refundação", destacam os assessores do presidente francês, que, em seu governo, iniciou um processo de restituição de "objetos roubados durante o período colonial". 

Outro aspecto importante é o "reconhecimento da escravidão", que também será abordado em Salvador, ponto de desembarque "de um número muito grande de escravizados, vindos especialmente de todo o Golfo do Benim, em particular do porto de Cotonou", ressaltou uma conselheira presidencial. 

"Bahia é uma etapa. Também temos encontro marcado em Nairóbi, em maio, para a nova cúpula África-França, que organizamos pela primeira vez em um país anglófono", destacou o Eliseu. 

Na quinta-feira (6), Emmanuel Macron desembarca em Belém, na região amazônica brasileira, para fazer um discurso na cúpula de chefes de Estado e de governo convocada pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, antes do início da COP30, a conferência da ONU sobre o clima. 

Macron encerrará sua turnê na sexta-feira (7), na Cidade do México, onde será recebido pela presidente mexicana Claudia Sheinbaum, um ano após sua posse. 

Com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade