Incêndio na Zona Azul da COP30, em Belém, repercute internacionalmente, destacando falhas na infraestrutura; apesar de controlado, o incidente interrompeu negociações climáticas e causou evacuações e atendimentos por inalação de fumaça, sem feridos graves.
O incêndio que atingiu a Zona Azul da COP30, em Belém (PA), nesta quinta-feira, 20, rapidamente ganhou as manchetes internacionais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas, mas o espaço, que recebe as negociações da Cúpula, permanece fechado às delegações e a expectativa é de que não seja reaberto antes das 20h desta quinta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A COP30 recebe correspondentes de veículos de imprensa de todo o planeta, que logo deram destaque ao incêndio e citaram a falha na infraestrutura do evento.
O The New York Times destacou o incêndio em meio às discussões climáticas na COP30, apontou que houve poucas informações divulgadas pelas autoridades brasileiros nos instantes que se seguiram ao alastramento das chamas e que a conferência já havia sido alvo de críticas por problemas na infraestrutura.
A BBC publicou um vídeo, feito pelo editor de Clima Justin Rowlatt, que mostra as chamas e uma coluna de fumaça tomando conta dos pavilhões. O veículo britânico lembrou que o incêndio aconteceu enquanto cerca de 200 países tentam chegar a um acordo sobre o clima.
"Incêndio interrompe discussões da ONU sobre o clima enquanto negociadores chegam aos dias derradeiros", manchetou a Associated Press sobre o caso.
A Reuters reforçou o apelo feito pelo secretario-geral da ONU, Antonio Guterres, por um acordo climático para citar o incêndio na Zona Azul da conferência sediada em Belém.
O Le Monde citou a rápida evacuação do espaço atingido pelo incêndio, apesar do 'pânico generalizado' entre os presentes no pavilhão.
O incêndio aconteceu próximo aos pavilhões dos países, que ficam perto da entrada da Zona Azul. O fogo teria se alastrado pela lona que encobre o local da conferência. Há uma grande movimentação de ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros no local.
Por volta das 14h45, a organização da COP30 informou que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. Por outro lado, 13 pessoas tiveram de ser socorridas após inalar fumaça.
De acordo com a organização, as equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local