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F1: McLaren não terá grandes evoluções em seu carro em 2022

Após começo de ano inconstante, McLaren define que irá focar apenas em melhorias pequenas. 2024 deve ser ano chave para evolução da equipe

23 jun 2022 - 19h44
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McLaren vai se concetrar em ajustes pontuais no MCL36
McLaren vai se concetrar em ajustes pontuais no MCL36
Foto: McLaren / Twitter

McLaren e Ferrari, acostumadas a disputar títulos em suas longas histórias na Fórmula 1, passaram a temporada de 2021 em uma interessante disputa para ser a terceira força da categoria, longe de Mercedes e Red Bull mas descoladas das demais. A McLaren chegou a vencer corrida (com direito a dobradinha), mas foi a Ferrari quem se deu melhor, com uma arrancada nas corridas finais graças a uma bem-sucedida atualização na unidade de potência.

Havia uma expectativa de que ambas pudessem subir o nível do jogo e brigar no andar de cima em 2022. A Ferrari começou o ano muito bem e, apesar da queda recente, ainda é uma forte candidata ao título. Já a McLaren, por sua vez, não deu o passo à frente que se esperava e luta a duras penas no pelotão intermediário para manter o 4º lugar.

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Os problemas da equipe laranja começaram ainda na pré-temporada, no Barein, quando apenas Lando Norris participou dos testes e mal pôde ir à pista em razão de um problema de superaquecimento nos freios. O problema demorou para ser solucionado, o que custou um péssimo desempenho na primeira etapa do ano. As coisas melhoraram um pouco e Norris até conseguiu um pódio em Ímola, mas a inconsistência do carro chamava a atenção: em três de nove corridas, o time não pontuou.

Assim como a maioria dos times, a McLaren apresentou um pacote de atualizações em Barcelona. As principais melhorias foram novas asas dianteira e traseira, novos sidepods, novo assoalho e evoluções na parte de refrigeração. Ainda assim, não foi suficiente para se aproximar da Mercedes como 3ª melhor equipe do ano. Para piorar, viu Alpine crescer e encostar na tabela de pontos.

Longe de pensar em voos maiores ainda em 2022, a McLaren definiu: o MCL36 não terá mais nenhum grande pacote de atualizações, como explicou o chefe da equipe Andreas Seidl ao portal The Race: “O principal foco no momento ainda é tentar liberar mais performance nesse pacote que nós temos. E depois precisaremos ver quais pequenos ajustes no carro chegarão no decorrer da temporada.”

O motivo é simples: custo. O teto orçamentário e a inflação (falamos sobre o tema aqui), somados à limitação de tempo de uso do túnel de vento, achataram a margem de manobra das equipes: “Você tem que ser muito cuidadoso com o uso do túnel de vento”, explicou Seidl.

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McLaren deve lutar para manter o 4º lugar entre os construtores.
Foto: McLaren / Twitter

O chefe acredita o MCL36 resolveu um dos problemas da equipe no ano passado: “Com esse carro, já demos um bom passo adiante em relação a uma de nossas fraquezas do ano passado, que era em curvas de baixa velocidade. Definitivamente, acho que esse carro é mais adequado para todos os tipos de pista."

Mas ele reconhece que o MCL36 tem seus problemas, e é nisso que a equipe pretende focar com os recursos que tem em mãos: “Tivemos um começo difícil pelos motivos errados e tivemos fins de semana fortes em Melbourne e Imola, depois mais desafios, e fomos fortes de novo em Mônaco, em termos de performance. É essa área que temos que melhorar: sermos mais consistentes.”

Expectativas mais altas para 2024

A luta da McLaren para manter o 4º lugar em 2022 deve ser dura até o final da temporada. Para uma equipe que brigou com a Ferrari no ano passado, não deixa de ser frustrante assistir à rival na luta pelo título enquanto se vê em situação até mais difícil que em 2021.

Mas o pensamento da McLaren é de médio prazo. Mesmo que antecipe o planejamento de 2023, dificilmente será possível almejar voos muito mais altos que os atuais. O foco da equipe laranja está em 2024.

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Isso porque a equipe contará com um novo túnel de vento e um novo simulador de ponta em sua sede a partir de 2023, e os novos recursos deverão ser utilizados no desenvolvimento do carro de 2024. Atualmente, a McLaren está com uma boa defasagem técnica em relação às três maiores equipes, e espera encurtar – ou mesmo anular – essa distância com os novos equipamentos.

Para efeito de comparação, a Ferrari também passou por uma reestruturação recente nesse aspecto, e o projeto de 2022 foi tocado já se valendo das novas ferramentas. E essa pode ser uma das explicações do porquê de a equipe italiana ter conseguido subir seu nível para esse ano em comparação à McLaren.

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