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Toyota apresenta novo Mirai como carro-chefe do hidrogênio

Segunda geração do sedã movido por células de combustível de hidrogênio chega com visual renovado e eficiência energética 30% maior

14 out 2019 - 10h37
O visual do novo Mirai tem dianteira agressiva e estilo coupé.
O visual do novo Mirai tem dianteira agressiva e estilo coupé.
Foto: Divulgação

A segunda geração do Mirai, primeiro carro da Toyota movido por hidrogênio a ser comercializado em massa, já foi revelada em uma versão comercial de pré-produção. Enquanto a onda de veículos híbridos e elétricos vem ganhando força como alternativa mais amigável ao meio ambiente, a tecnologia de células de combustível de hidrogênio também tem se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, por montadoras como Toyota, Hyundai e Honda.

Para reduzir custos por unidade de produção, o novo Mirai utiliza a plataforma modular TNGA, a mesma de modelos como Toyota Prius e Camry, porém com algumas adaptações específicas para o modelo, que possui 4,975 m de comprimento, 1,470 m de altura, 1,885 m de largura e 2,920 m de entre-eixos.

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O desenho dinâmico das rodas lembram o funcionamento de uma turbina.
Foto: Divulgação

Diferentemente de um veículo tradicional de combustão interna, a célula de combustível de hidrogênio do novo Mirai atua gerando eletricidade através de reação química sem emissões vinculadas além do vapor de água. O motor elétrico do Mirai fica localizado no eixo traseiro, onde atua o sistema de tração.

A Toyota declara que a nova geração do Mirai possui autonomia maior e melhores desempenho e dirigibilidade, com evolução de 30% em relação ao modelo atual, comercializado no Japão e nos Estados Unidos (cerca de 10 mil unidades vendidas).

O visual mescla formas elegantes e ao mesmo tempo tradicionais, pois a Toyota pretende que o novo Mirai não seja visto como um carro de demonstração, mas sim como um veículo representativo de seu avanço em termos de mobilidade sustentável. 

O projeto do interior adota tela de 12,3’’ e comandos voltados para o passageiro. No Japão, o volante fica do lado direito.
Foto: Divulgação

O conjunto óptico dianteiro possui lentes duplas e iluminação Full LED, enquanto que o traseiro é composto por lanternas de LED interligadas pela tampa do porta-malas, com aspecto cupê alinhado à caída suave do teto. Na lateral, além do grande comprimento da carroceria, destacam-se as rodas de liga leve aro 20, com formato tipo turbina e acabamento escurecido.

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O novo interior possui tela sensível ao toque de 12,3" e projeto bem diferente do tradicional, com console central voltado para o passageiro. Os detalhes internos tem revestimento em cor de cobre, que contrastam com os apliques em black piano espalhados pela cabine. 

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