Os carros híbridos e elétricos deixaram de ser exóticos para o consumidor brasileiro. Depois de vários anos convivendo com poucas unidades, o mercado decolou em 2019. As vendas de veículos eletrificados atingiram 11.123 carros no ano passado, sendo 5% dessas vendas para elétricos puros e o restante para híbridos ou híbridos plug-in. Os dados foram divulgados com exclusividade para o GUIA DO CARRO pela Bright Consulting. A empresa de consultoria estima que a participação de 0,42% desses veículos obtida em 2019 passe a 5% em 2025.
Segundo a Bright Consulting, três modelos da Toyota lideram o ranking de carros híbridos: Corolla (3.619 vendas), RAV4 (3.161) e Prius (852). O Corolla ultrapassou o RAV4 ao longo do ano e canibalizou o Prius ao chegar com uma nova geração. Depois da marca japonesa, o carro híbrido com maior destaque é o Volvo XC60 (823 vendas). O XC60 T8 é o único carro que conseguiu impedir que cinco veículos do grupo japonês fossem líderes, pois ficou à frente de dois Lexus: NX 300 (528 vendas) e UX250H (490). Em seguida vem outro SUV da Volvo, o XC90 (281).
| P. | Carro | Vendas |
|---|---|---|
| 1 | Toyota Corolla | 3.619 |
| 2 | Toyota RAV4 | 3.161 |
| 3 | Toyota Prius | 852 |
| 4 | Volvo XC60 | 823 |
| 5 | Lexus NX 300 | 528 |
| 6 | Lexus UX250 | 490 |
| 7 | Volvo XC90 | 281 |
| 8 | Porsche Panamera | 182 |
| 9 | BMW 530 | 163 |
| 10 | Lexus ES 300 | 135 |
| 11 | Porsche Cayenne | 123 |
| 12 | Volvo S90 | 59 |
| 13 | Volvo S60 | 44 |
| 14 | Ford Fusion | 35 |
| 15 | BMW 745 | 17 |
| 16 | Lexus CT200 | 16 |
| 17 | VW Golf | 15 |
| 18 | Chrysler Pacifica | 14 |
| 19 | Land Rover Range Rover | 4 |
| 20 | BMW i8 | 3 |
| 21 | Mitsubishi Outlander | 1 |
Entre os carros puramente elétricos, duas marcas chinesas aparecem na frente. A Caoa Chery com o Arrizo 5e (130 vendas) e a JAC Motors com o iEV40 (91). A JAC registrou também três vendas para a picape iEV 330P e mais três para o pequeno SUV iEV20, totalizando 97 vendas no ano passado. Em terceiro, com uma presença bem robusta, aparece o Jaguar I-Pace (89).
Um dos pioneiros do mercado, o BMW i3 (78 vendas) resistiu ao ataque dos recém-chegados Renault Zoe (67), Nissan Leaf (43) e Chevrolet Bolt (apenas 7 vendas). Modelos da marca americana Tesla também aparecem no mercado brasileiro de carros 100% elétricos. Segundo a Bright Consulting, o Model 3 teve 13 emplacamentos e o Model X teve um carro licenciado.
Por enquanto, a disputa no mercado de veículos eletrificados está mais aquecida entre os híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), notadamente nas marcas Toyota, Volvo, Lexus e Porsche. Entre os elétricos (EV), marcas tradicionais como BMW, Nissan e Renault devem começar a receber ataque mais forte das chinesas JAC Motors e Caoa Chery. Para 2020, a chegada do VW Golf GTE e principalmente o lançamento do Volvo XC40 T8 deixarão o mercado de híbridos mais aquecido. Entre os elétricos, a Porsche aumentará sua forte presença com a vinda do esportivo Taican, enquanto a Mercedes apostará no EQC e a Audi virá com o e-Tron, ambos SUVs de luxo.
| P. | Carro | Vendas |
|---|---|---|
| 1 | Caoa Chery Arrizo 5 | 130 |
| 2 | JAC iEV40 | 91 |
| 3 | Jaguar I-Pace | 89 |
| 4 | BMW i3 | 78 |
| 5 | Renault Zoe | 67 |
| 6 | Nissan Leaf | 43 |
| 7 | Renault Twizzy | 20 |
| 8 | Tesla Model 3 | 13 |
| 9 | Chevrolet Bolt | 7 |
| 10 | BYD T3 | 6 |
| 11 | Renault Kangoo | 4 |
| 12 | JAC iEV 300P | 3 |
| 13 | JAC iEV20 | 3 |
| 14 | BYD E5 | 2 |
| 15 | Mercedes EQC400 | 1 |
| 16 | Tesla Model X | 1 |