Dia sem carro: veja 3 alternativas de mobilidade

Em comemoração pelo Dia Mundial sem Carro, empresa Elemovi apresenta 3 alternativas que podem substituir o uso do automóvel convencional

20 set 2021 - 11h19
(atualizado às 19h26)
Dia Mundial sem carro: 22 de setembro.
Dia Mundial sem carro: 22 de setembro.
Foto: Reprodução

Como já acontece desde o início dos anos 2000 aqui no Brasil, o próximo 22 de setembro marca o Dia Mundial sem Carro. Criada na França e celebrada em muitos países, a data representa uma espécie de incentivo para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, o que estimula a mobilidade urbana e a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Para deixar de lado os veículos individuais motorizados, que são o foco da iniciativa, a empresa Elemovi apresenta três alternativas que podem substituir o uso do automóvel convencional. Confira:

Valorize as caminhadas

Publicidade

Ao invés de utilizar o carro ou motocicleta para trajetos de curta distância, uma alternativa é fazer caminhadas. A prática de utilizar o carro até mesmo em trajetos curtos leva ao sedentarismo - além de ser nocivo ao meio ambiente por conta da emissão de CO2. Por isso, para chegar a lugares que não demandem muito tempo de locomoção, vale apostar na boa e velha caminhada.

Utilize o transporte coletivo

Essa é uma alternativa que não exclui a emissão de CO2 na atmosfera, já que os ônibus, por exemplo, também funcionam a partir da queima de combustíveis. No entanto, a escolha pelo transporte coletivo é uma forma de colaborar com a redução do número de automóveis circulando nas ruas - o que significa uma menor liberação de dióxido de carbono. Outras opções são o metrô e o trem, que se movimentam a partir de energia elétrica.

Aposte em veículos sustentáveis

Publicidade

Falando em energia elétrica, preservação do meio ambiente e mobilidade urbana, é impossível não considerar o uso de veículos sustentáveis - como as bikes e scooters elétricas. "Com veículos elétricos, dá para ir de um canto ao outro da cidade com muita autonomia, praticidade e conforto, sem deixar de lado a preocupação com o ar que respiramos," afirma Mauricio Somlo, sócio da Elemovi, empresa que investe na produção e na comercialização destes artigos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações