Avaliação: Corolla Cross híbrido “mata” rivais no consumo

Toyota Corolla Cross Hybrid faz 18 km/l de gasolina na cidade e roda 612 km no trânsito com um tanque de apenas 36 litros

26 jun 2021 - 06h00
(atualizado em 5/10/2021 às 11h52)
Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Toyota Corolla Cross brilha nas vendas de SUVs médios e a razão é a sua versão Hybrid. O sistema híbrido do SUV nacional, que conta com um motor 1.8 aspirado e dois motores elétricos, permite ao Corolla Cross rodar mais de 600 km na cidade com um tanque de gasolina de apenas 36 litros. Na estrada, seu alcance é de 500 km. Para quem busca um SUV médio econômico, ele é matador.

A versão 2.0 do Corolla Cross, com motor a combustão, já tem um consumo melhor do que os rivais Jeep Compass 1.3 turbo e Volkswagen Taos 1.4 turbo (com exceção de etanol na estrada, onde há empate). Mas as diferenças são pequenas e a oferta de equipamentos pode acabar justificando a compra de um ou outro. Porém, quando o Corolla Cross Hybrid entra na disputa, a Toyota dá um banho de economia de combustível e humilha os rivais da Jeep e da Volkswagen. Veja os números abaixo.

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Consumo

(km/l)
Corolla

Cross
Jeep

Compass
VW

Taos
Gasolina

Cidade
17,010,210,2
Gasolina

Estrada
13,911,712,5
Etanol

Cidade
11,87,27,0
Etanol

Estrada
9,68,39,0
Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Durante uma semana, rodamos com o Toyota Corolla Cross Hybrid para uma avaliação na cidade e na estrada, pois só havíamos experimentado o carro na pista de testes da montadora japonesa, e em velocidades controladas. Agora, não. O Corolla Cross Hybrid XRX (topo de linha) foi submetido a uma avaliação na vida real.

Primeiro, o SUV confirmou os números de consumo. Rodando normalmente, no dia a dia, ele não apenas cumpre os números oficiais como consegue ir além, dependendo da forma como é conduzido. Em condução bem moderada, o Corolla Cross conseguiu fazer 19,3 km/l de gasolina na cidade e 15,3 km/l na estrada. Entretanto, nem sempre é possível conseguir as melhores marcas de autonomia.

Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Há situações em que o consumo rodoviário sobe bastante e baixa para 12 km/l. Como a potência máxima do Corolla Cross Hybrid é de 123 cv (combinação dos três motores), até atingir uma velocidade de cruzeiro (100 ou 120 km/h) é preciso manter o pé mais pesado no pedal do acelerador.

Uma vez atingida essa velocidade, entretanto, o Corolla Cross Hybrid tem um rodar que até nos surpreendeu. Uma curiosidade sobre o carro é que ele não tem conta-giros. O quadro de instrumentos TFT de 4,2” mostra o velocímetro ao centro, acima do computador de bordo, o marcador de combustível do lado direito e um mostrador que substitui o conta-giros à esquerda. Ele tem três níveis: Charge (quando a bateria está sendo carregada), Eco (quando a condução é econômica) e Power (quando o giro do motor sobe para entregar mais potência).

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Para quem saiu de outros SUVs, a experiência com o Corolla Cross Hybrid é bastante interessante. O motorista acaba se "policiando'' para dirigir de forma mais econômica. É por isso,  também, que muitos proprietários do Corolla sedã híbrido estão migrando para o Corolla Cross Hybrid. As duas versões híbridas, XRV e XRX, são muito parecidas. Por dentro, o Corolla Cross topo de linha (XRX) tem o quadro de instrumentos digital maior, ajuste elétrico dos bancos, ar-condicionado dual zone e o acabamento em creme, além de teto solar.

Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O motor 1.8 flex tem 101 cavalos. Ao seu lado, também na frente, ficam os dois motores elétricos, um em cima do outro, somando 72 cv. A potência combinada é de 123 cv. O torque é muito bom, pois os motores elétricos atuam nas acelerações. O Corolla Cross híbrido é totalmente silencioso quando a partida é dada. É preciso ficar atento ao sinal do painel que indica “Ready” (Pronto) para começar a acelerar. O rodar é bastante suave. A suspensão traseira é por eixo de torção. Este é um ponto no qual o Corolla Cross fica devendo em relação aos seus rivais, Compass e Taos, que têm suspensão independente nas quatro rodas.

A vida a bordo do Corolla Cross Hybrid XRX é agradável, mas não luxuosa. Há uma clara busca de economia de custos em alguns detalhes. É compreensível, pois a Toyota não conta com as regalias fiscais da Jeep, que produz na região Nordeste. A multimídia de 8” não é bonita, tampouco muito intuitiva, mas dá conta do recado. Não vale a pena deixar de comprar o carro por isso, pois ela tem muitos botões físicos (de girar ou apertar) e conectividade Android ou Apple. Além disso, o display também mostra o sistema híbrido em funcionamento e estatísticas de consumo.

Assim como o Taos, o Corolla Cross é “menos SUV” do que o Compass. Isso é ruim? Não necessariamente. Pelo contrário, pode até ser bom, para quem procura um carro com vocação mais estradeira ou urbana e menos off-road. Durante nossa utilização, rodamos muito pouco em estradas de terra, mas passamos bastante por ruas de piso ruim. Ele mostrou bom conforto na rodagem. O vão livre é de apenas 16,1 cm e isso, às vezes, exige atenção.

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Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

De todos os detalhes do Corolla Cross, o que mais incomoda é o freio de estacionamento a pedal. É difícil se acostumar a ele depois de dirigir carros com freio de mão eletrônico. O porta-malas, de 440 litros, perde para o do Taos (-58 litros) mas supera o do Compass (+30 litros). 

Se o consumo é matador, o desempenho é o ponto fraco do Toyota Corolla Cross Hybrid. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 13 segundos (contra 9,4 do Compass e 9,3 do Taos). Há também desvio de trajetória para a esquerda em frenagens de emergência a 120 km/h. O Corolla Cross híbrido não é mesmo para correr muito, tanto que sua velocidade máxima é de apenas 170 km/h (contra 206 do Compass e 195 do Taos).

Até 120 km/h o Corolla Cross Hybrid tem um comportamento dinâmico muito bom. Em velocidades mais elevadas, entretanto, especialmente acima de 140 km/h, ele começa a ficar menos estável. De qualquer forma, quando está embalado, o sistema híbrido funciona de forma brilhante para deixar o carro bastante silencioso ao rodar, mesmo a 120 km/h. O câmbio CVT tem 10 marchas e foco na economia de combustível. Os pneus são largos, medidas 225/50 R18.

Toyota Corolla Cross Hybrid 1.8 XRX.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Vale dizer que o Corolla Cross não é um híbrido plug-in, ou seja, não pode ter a bateria carregada na tomada. Portanto, também é impossível conduzir no modo 100% elétrico por mais do que alguns metros em manobras de estacionamento. Quem decide se o carro vai usar o motor a combustão ou os motores elétricos é o próprio sistema híbrido. Para quem busca economia de combustível, é uma solução confortável e eficiente. Lembrando que estamos falando de um carro que pesa quase 1,5 tonelada.

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Em termos de segurança, o carro é bastante completo e conta com seis airbags. De uma forma geral, o Corolla Cross Hybrid cumpre o que promete. Ele não veio para ser um campeão de arrancadas e sim um campeão de economia. Por isso, o SUV japonês, fabricado em Sorocaba (SP) conquista clientes com grande rapidez e já ultrapassou o Corolla sedã no ranking mensal. Para quem busca um SUV médio com a proposta de espaço, segurança, conforto e economia, é uma boa compra.

GUIA DO CARRO / TOYOTA COROLLA CROSS HYBRID XRX
ITEMCONCEITONOTA
MOTORMuito bom8,5
CÂMBIOMuito bom8,5
SUSPENSÃOMuito bom8
FREIOSMuito bom8
DIREÇÃOMuito bom8,5
EQUIPAMENTOSMuito bom8,5
ERGONOMIAÓtimo9
PORTA-MALASMuito bom8
ACABAMENTOMuito bom8
DESIGNMuito bom8
VEREDICTOMuito bom8,3

Os números

  • Preço: R$ 184.490 (nacional) e R$ 191.190 (SP) 
  • Motor: 1.8 aspirado flex + dois motores elétricos
  • Potência: 123 cv a 5.200 (e)*
  • Torque: 142 Nm + 163 Nm a 3.600 rpm**
  • Câmbio: 1 marcha CVT (transeixo)
  • Comprimento: 4,460 m 
  • Largura: 1,825m 
  • Altura: 1,620 m
  • Entre-eixos: 2,640 m
  • Vão livre: 161 mm
  • Peso: 1.450 kg
  • Pneus: 225/55 R18
  • Porta-malas: 440 litros
  • Carga útil: 450 kg
  • Tanque: 36 litros
  • 0-100 km/h: 13s0
  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • Consumo cidade: 17,0 km/l
  • Consumo estrada: 13,9 km/l
  • Emissão de CO2: 111 g/km (ou 0 g/km com etanol) 

*101 cv do motor 1.8 + 72 cv dos motores elétricos MG1 e MG2. **Torque máximo não divulgado pela Toyota (não basta somar o torque dos três motores).

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