O presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou uma mensagem privada que o presidente da França, Emmanuel Macron, enviou. Macron questiona as ações de Trump na Groenlândia.
No texto revelado, o líder francês não esconde sua confusão sobre as intenções de Washington para a ilha. "Não entendo o que você está fazendo", diz o texto, em um trecho que demonstra o tom direto da conversa entre os dois chefes de Estado. Apesar do impasse territorial, Macron buscou enfatizar pontos de convergência na política externa, especialmente no que tange a conflitos históricos.
"Estamos totalmente alinhados em relação à Síria. Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã. Não entendo o que você está fazendo em relação à Groenlândia. Vamos tentar construir grandes coisas", afirmou o presidente francês na mensagem. O diálogo sugere uma tentativa de Macron de manter Trump focado em agendas comuns, enquanto propõe uma reunião com a participação da Dinamarca e da Ucrânia, sugerindo até a Rússia como observadora, para sanar as divergências sobre o território ártico.
Mensagem enviada a Trump
A autenticidade da mensagem foi confirmada, embora a Casa Branca e o gabinete francês tenham optado pelo silêncio oficial após a publicação da captura de tela. O convite para um jantar na noite de quinta-feira, também presente no texto, reforça a complexa dinâmica de "diplomacia pessoal" que marca a relação entre os dois líderes.
Veja o texto na íntegra:
"Do presidente Macron ao presidente Trump
Meu amigo,
Estamos totalmente alinhados em relação à Síria
Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã
Não entendo o que você está fazendo em relação à Groenlândia
Vamos tentar construir grandes coisas:
1) Posso organizar uma reunião do G7 depois de Davos em Paris na quinta-feira à tarde. Posso convidar os ucranianos, os dinamarqueses, os sírios e os russos à margem
2) Vamos jantar juntos em Paris na quinta-feira antes de você voltar para os EUA
Emmanuel"