As tropas sírias invadiram dezenas de cidades e vilarejos no norte do país neste sábado, depois que os combatentes curdos se retiraram, segundo um acordo que visava evitar um confronto sangrento entre as forças rivais.
Durante dias, as tropas sírias se reuniram em torno de um conjunto de vilarejos que ficam a oeste do sinuoso rio Eufrates e pediram às Forças Democráticas Sírias (SDF, no inglês) lideradas pelos curdos e estacionadas ali que redistribuíssem suas forças na margem oposta do rio.
Durante a noite, o chefe da SDF, Mazloum Abdi, disse que suas forças se retirariam na manhã de sábado para o território a leste do Eufrates como um gesto de boa vontade, deixando o rio como uma linha de frente entre as tropas do governo sírio a oeste e as forças curdas a leste.
Ao meio-dia de sábado, as tropas sírias estavam no controle da principal cidade de Deir Hafer e dos vilarejos vizinhos, cujos moradores são predominantemente árabes, de acordo com declarações dos militares.
Alguns moradores haviam saído nos últimos dias por um corredor humanitário estabelecido pelo exército sírio, mas os que ficaram comemoraram a chegada do exército.