SkinSpan: novo desafio estético na era das canetas de emagrecimento envolve estruturas além da pele

Envelhecimento estético ocorre também por perda de estruturas de sustentação, como ossos, músculo e tecido adiposo branco dérmico

7 jul 2026 - 14h31

O avanço dos agonistas do GLP-1 transformou o tratamento da obesidade e de diversas doenças metabólicas. Medicamentos injetáveis amplamente utilizados para perda de peso passaram a integrar a rotina de muitos pacientes e têm demonstrado benefícios que vão além do emagrecimento, com impacto positivo em sistemas como cérebro, coração, rins e até no funcionamento do sistema imunológico. "No entanto, especialistas de todo mundo começam a observar um efeito colateral estético importante associado à perda de peso acelerada: o chamado 'SkinSpan', um envelhecimento estético que vai além da pele, afetando músculo, ossos e tecido adiposo branco dérmico que sustenta a microarquitetura e a integridade da matriz extracelular da face, e que pode ocorrer independentemente da idade cronológica. Ele também ocorre pelo emagrecimento rápido", explica a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec. "Os agonistas do receptor de GLP-1 e os duais GIP/GLP-1 atuam modificando a regulação central do apetite no hipotálamo e retardando o esvaziamento gástrico. Esse mecanismo reduz o consumo calórico diário em até 40%. O grande problema reside no fato de que, sob essa fortíssima indução de saciedade, o indivíduo passa a rejeitar alimentos essenciais, gerando uma privação nutricional profunda", explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, pesquisador, professor e diretor científico do IPUPO Pós-Graduações.

SkinSpan
SkinSpan
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Quando há uma perda de 10% a 20% do peso corporal, é comum ocorrer uma redução significativa do volume facial e corporal. "Além disso, o paciente percebe flacidez, com perda de turgor, e uma desidratação importante da pele. Esse processo ficou popularmente conhecido como "Ozempic Face", mas o impacto vai além da face e pode afetar todo o corpo. Além disso, afeta as estruturas de sustentação: ossos, músculo e tecido adiposo", comenta a farmacêutica. "Essa redução drástica na Massa Corporal Magra (LBM) equivale a aproximadamente o declínio muscular que ocorre naturalmente durante 20 anos de envelhecimento em adultos acima dos 30 anos", diz o Dr. Maurizio.

Publicidade

Como a perda de peso rápida altera a estrutura da pele

A explicação está nas mudanças metabólicas provocadas pela perda rápida de peso. Segundo Patrícia, parte do processo envolve alterações no tecido adiposo branco dérmico, uma estrutura localizada na pele, logo abaixo da derme, que funciona como um verdadeiro órgão metabólico e imunológico. "Esse tecido participa da produção de hormônios, como o estrogênio, e influencia indiretamente a atividade de células responsáveis pela produção de colágeno e elastina, como os fibroblastos. Quando há perda significativa de volume adiposo, essa rede de suporte pode ser comprometida, favorecendo a degradação das fibras que sustentam a pele", comenta Patrícia. Como consequência, surgem sinais como: flacidez facial e corporal, perda de volume em regiões do rosto, textura cutânea mais fina e ressecada, queda de cabelo e envelhecimento precoce da pele. "Em alguns pacientes, o impacto também pode atingir áreas menos discutidas, como a região íntima, levando à flacidez dos grandes lábios, o que pode causar desconforto estético e funcional", diz.

Outro ponto de atenção é que os agonistas de GLP-1 ainda não conseguem evitar totalmente dois efeitos metabólicos associados ao emagrecimento rápido: sarcopenia (perda de massa muscular) e reabsorção óssea. "Sem acompanhamento adequado, a redução de peso pode ocorrer às custas de massa magra, o que compromete não apenas a composição corporal, mas também a sustentação da pele. Por isso, especialistas defendem uma abordagem que vá além do tratamento estético isolado e considere a saúde metabólica como um todo", destaca Patricia. "Em uma dieta de restrição calórica comum, cerca de 25% do peso perdido vem de massa magra. No entanto, no uso incorreto das terapias baseadas em GLP-1, essa perda de massa corporal magra pode atingir marcas catastróficas entre 25% e 60% do peso total eliminado", acrescenta o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo.

Tratamentos e suplementação para combater o envelhecimento facial

Na prática clínica, o tratamento do skinspan costuma envolver uma combinação de estratégias. "Entre os procedimentos mais utilizados estão bioestimuladores de colágeno, preenchimentos com ácido hialurônico, radiofrequência, tecnologias a laser e ácido polilático, que ajudam a recuperar volume e estimular a regeneração cutânea. Tecnologias mais recentes também vêm sendo aplicadas para tratar a flacidez corporal associada ao emagrecimento rápido, incluindo equipamentos baseados em energia por micro-ondas e eletroestimulação muscular", diz Patrícia França. "Mas se pensarmos que essas medicações serão de uso crônico, mesmo que em microdoses em fases de manutenção de peso, apenas os procedimentos não são suficientes se a base metabólica do paciente não for tratada. Uma das estratégias discutidas atualmente envolve o uso de suplementação nutricional voltada à saúde da pele, do músculo e dos ossos, especialmente em pacientes que utilizam agonistas de GLP-1 por períodos prolongados", diz Patrícia França.

O foco da suplementação é o gerenciamento da densidade mineral óssea, a manutenção da massa muscular e o controle do estresse oxidativo e da glicação. "Quando ocorre a perda de peso rápida e sem acompanhamento, isso favorece a formação de produtos finais de glicação avançada (AGEs), capazes de desorganizar a matriz extracelular e degradar fibras de colágeno. Nesse contexto, é fundamental a suplementação de Glycoxil®, um peptídeo metabólito da carnosina com efeito antiglicante e desglicante, ou seja, ela atua para evitar e "remover" os produtos finais de glicação avançada (AGEs) formados, impedindo assim a perpetuação da inflamação crônica e a aceleração do envelhecimento celular", comenta Patrícia. Para a preservação da densidade mineral óssea e a manutenção da massa muscular, ativos como Osteosil®, VegProtein® e Lipo PA® são indicados em associação ao treino de força. "Osteosil® é uma molécula patenteada baseada em silício orgânico e fósforo hidrossolúvel, cuja vantagem é disponibilizar, ao mesmo tempo, silício biodisponível e fósforo para os tecidos ósteo-músculo-articulares, com ação na proteção e manutenção estrutural do tecido conjuntivo e suporte funcional das estruturas articulares como a cartilagem, protetora e estimulante de formação óssea", conta a farmacêutica. "Para garantir o aporte proteico, VegProtein é uma proteína 100% vegetal obtida da ervilha amarela, com perfil nutricional completo e alta digestibilidade e palatabilidade", explica. "Já Lipo P.A®, por ser um ativo padronizado em ácido fosfatídico e fosfolipídeos, garante maior biodisponibilidade do ativo para atuar na mTOR, uma das principais proteínas de sinalização metabólica relacionada ao anabolismo muscular; quando associado ao In Cell®, ingrediente funcional preparado a partir da gema do ovo rico aminoácidos essenciais, irá promover um auxílio no anabolismo proteico muscular já que os aminoácidos essenciais são necessários para produzir proteína muscular", completa.

Publicidade

Por fim, a farmacêutica diz que a chamada estética metabólica propõe justamente essa integração entre procedimentos dermatológicos, nutrição, suplementação e hábitos de vida. "O objetivo é preservar não apenas a aparência, mas também a qualidade estrutural da pele durante processos intensos de emagrecimento", finaliza.

FONTE: BIOTEC Biotec disponibiliza às farmácias magistrais, à área dermatológica e de medicina estética os mais modernos e inovadores conceitos de beleza e matérias-primas. A empresa busca associar às tendências mundiais à realidade do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e sedento por novidades que ofereçam qualidade de vida e bem-estar. Instagram: @biotecmagistral

*DR. MAURIZIO PUPO é farmacêutico pela PUC-Campinas (1988), pesquisador, professor e diretor científico do IPUPO Pós-Graduações - Instituto Maurizio Pupo de Educação e Pesquisa - e diretor de P&D da ADA TINA. É professor nas áreas de Cosmetologia Avançada, Fotoproteção e Nutracêutica Clínica e Estética.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações