Qual o impacto da tecnologia da Fórmula 1 na sua visa?

21 jan 2026 - 18h25

A Fórmula 1, além de ser uma categoria de elite do automobilismo, também é um dos maiores e mais rápidos laboratórios tecnológicos do mundo. Com as operações dentro do paddock e das fábricas da equipe, milhares de pessoas tiveram suas vidas atingidas de uma forma ou de outra.

Quais tecnologias da Fórmula 1 fazem parte do seu dia a dia?
Quais tecnologias da Fórmula 1 fazem parte do seu dia a dia?
Foto: Mark Thompson/Getty Images / Perfil Brasil

É claro que, quando se investe milhões de dólares para produzir alguns dos carros mais rápidos do mundo, a indústria automotiva e os carros de rua irão se beneficiar de algumas das descobertas da Fórmula 1. O impacto da categoria, no entanto, vai além das ruas urbanas e alcança hospitais e residências ao redor do mundo.

Publicidade

Como a Fórmula 1 impactou os carros urbanos?

Além do desenvolvimento de motores e pneus, a elite do automobilismo também auxilia em diversos outros aspectos técnicos da indústria automotiva, elevando o nível dos carros utilizados pela população geral. Entre as invenções, estão:

Trocas de marchas por borboletas

Nas temporadas que antecederam 1989, os pilotos da Fórmula 1 dependiam do câmbio manual e da embreagem de seus carros para obter os melhores resultados possíveis. No entanto, com a chegada dos anos 1990, a Ferrari inovou a técnica e John Barnard se tornou o primeiro a usar um câmbio semiautomático com borboletas atrás do volante, que, no início, não era dos mais confiáveis.

Apesar da falta de segurança, o tempo economizado nas trocas fez com que o novo câmbio se popularizasse no esporte, e logo foi adotado por pilotos como Nigel Mansell e Gerhard Berger. Em 1997, a tecnologia já podia ser encontrada no F355 F1 de rua.

O híbrido moderno

Em 2009, a Fórmula 1 introduziu o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (KERS). Usando energia elétrica, o método de "push-to-pass" buscava elevar a potência das unidades de força. Atualmente, essa tecnologia foi otimizada e está presente em alguns dos carros mais rápidos do planeta, incluindo o Mercedes-AMG One e o Ferrari F80.

Publicidade

E fora das ruas?

Enquanto muitos focam no impacto da categoria nas pistas e ruas, a tecnologia do automobilismo já atingiu diversas outras áreas da vida comum e pode ser encontrada em praticamente todo lugar. Veja alguns exemplos:

Geladeira com aerofólio

O programa de engenharia avançada da Williams desenvolveu um aerofólio para geladeiras abertas usadas em supermercados. Os modelos de loja permitem que o ar frio "vaze" para os corredores, gerando um custo de milhões por ano para as empresas. Mas, utilizando a dinâmica dos fluidos computacional (CFD), o mesmo software empregado no desenvolvimento dos carros da equipe, foi possível criar um dispositivo que pode ser instalado com facilidade na geladeira, direcionando o ar de volta para dentro e reduzindo o desperdício.

Telemetria nos hospitais

Já a McLaren Applied Technologies está constantemente analisando seus pit stops, com milhões de pontos de dados processados por machine learning e, mais recentemente, inteligência artificial. Durante um aprofundamento nas informações em 2012, a equipe percebeu que os processos de uma troca de pneu poderiam ser adaptados a hospitais.

Em parceria com o Birmingham Children's Hospital no projeto RAPID, a McLaren instalou uma máquina de telemetria criada para monitorar bebês, permitindo que os sinais vitais de um paciente sejam medidos de forma contínua e remota.

Publicidade

Atualizações para os ônibus de Londres

Por fim, o desenvolvimento da Williams teve mais um impacto na sociedade. Enquanto o sistema KERS baseado em volante de inércia não funcionou para os carros, ele recebeu uma outra utilidade. Em teoria, o protótipo faria um motor girar a altas velocidades para armazenar energia cinética.

A tecnologia foi aplicada em ônibus de Londres com sistema stop-start. Segundo Ian Foley, diretor-geral da Williams Hybrid Power, utilizando esse sistema a economia de combustível dos veículos poderia chegar a 30%.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se