Práticas ESG podem fortalecer cadeia de fornecedores

Boas práticas ambientais, sociais e de governança são resumidas pela sigla ESG e têm se tornado realidade na maioria das empresas brasileiras. Especialista explica que a implementação dessas ações na rotina do negócio podem trazer inovação, competitividade, crescimento sustentável, reconhecimento e valorização da marca

17 abr 2024 - 16h48

A consultoria Korn Ferry divulgou o resultado de um estudo feito em 2023 que constatou que 67% das empresas no Brasil adotam práticas de ESG como um pilar estratégico. Além disso, 75% das organizações disseram ter planos de implementar ações nesse sentido nos próximos 12 a 18 meses.

Foto: AdobeStock / DINO

São exemplos de ESG: utilizar fontes de energia limpas e renováveis no processo de produção, adotar critérios de inclusão e diversidade na contratação de profissionais, criar ou apoiar projetos sociais que beneficiem a comunidade, entre outras ações.

Publicidade

As práticas ambientais, sociais e de governança podem ser aplicadas também em toda a cadeia de fornecedores com os quais uma determinada companhia está ligada. Essa é a visão de Edson Silva, presidente do Grupo Nexxees, que investe em diferentes empresas e, desde 2011, publica relatórios de ESG. 

"O ESG pode desempenhar um papel crucial no fortalecimento dos fornecedores. Ao avaliar e selecionar empresas com base em critérios ESG, um negócio consegue mitigar riscos associados a questões ambientais, sociais e de governança em sua cadeia de suprimentos. Isso ajuda a garantir a continuidade das operações e protege a sua reputação", avalia Silva.

ESG tem "importância multifacetada"

Outros benefícios da implantação do ESG incluem inovação, competitividade, crescimento sustentável, reconhecimento e valorização da marca, afirma Silva. "A importância do ESG é multifacetada. Primeiramente, ele se alinha com as expectativas crescentes dos consumidores, investidores e reguladores em relação à responsabilidade corporativa", acrescenta.

Publicidade

Na opinião do executivo, cabe às empresas entenderem que pautas como sustentabilidade e responsabilidade social não devem ser trabalhadas de maneira isolada, mas coletivamente, garantindo que todos os elos da cadeia produtiva estejam alinhados com as práticas ESG e assim se desenvolvam e cresçam juntos.

"Quando adotam medidas para garantir que seus fornecedores compartilhem valores similares de sustentabilidade e responsabilidade, as empresas não apenas fortalecem suas próprias operações, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável do país como um todo", finaliza o especialista.

Para saber mais, basta acessar: https://www.gruponexxees.com/

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações