Uma investigação que durou cerca de dois meses resultou na prisão de uma mulher e na descoberta de uma nova estratégia de comercialização de drogas em Porto Alegre. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), pela 3ª Delegacia de Polícia.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no bairro Bom Jesus, na Zona Leste da capital, os policiais encontraram um esquema estruturado de tráfico, com indícios de organização e divisão de tarefas.
Ao todo, foram apreendidos 15 celulares, uma máquina de cartão, 42 pinos de cocaína e R$ 400 em dinheiro, em notas diversas, característica comum da venda fracionada de drogas.
O que mais chamou a atenção dos investigadores, no entanto, foi a apreensão de mais de 200 "kits de crack". Segundo a polícia, os traficantes estavam inovando na forma de venda, criando uma espécie de produto padronizado para facilitar o consumo e atrair usuários.
Os kits eram embalados individualmente, com etiqueta e lacre, incluindo até a orientação de não aceitar o produto violado, uma estratégia que, de acordo com o delegado responsável pelo caso, funciona como uma espécie de "marketing do tráfico", com tentativa de criar identidade e confiança na mercadoria.
A mulher presa seria responsável pela revenda dos kits e mantinha um depósito com o material em sua residência. Ela foi encaminhada para os procedimentos legais.
Ainda conforme a investigação, há indícios de uma rede organizada, com funções divididas entre quem embala, quem distribui e quem armazena a droga, caracterizando um trabalho manual e estruturado dentro do esquema criminoso.
Os celulares apreendidos também serão analisados para verificar se possuem origem ilícita ou se eram utilizados como moeda de troca por drogas.
A polícia segue investigando o caso para identificar outros envolvidos na organização.