Pernambuco anseia por retorno do automobilismo

23 dez 2025 - 23h24

Com o automobilismo se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo e o aumento de discussões sobre corridas em outros estados além de São Paulo, o Governo de Pernambuco está em busca de retomar o Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru. A licitação pela pavimentação do espaço foi assinada pela governadora Raquel Lyra.

Jovem talento de Pernambuco irá correr na F2 em 2026
Jovem talento de Pernambuco irá correr na F2 em 2026
Foto: Joe Portlock/Getty Images / Perfil Brasil

Na metade de 2025, o autódromo recebeu uma comitiva de representantes da Prefeitura de Caruaru e do Governo do Estado para uma visita técnica, em busca de acompanhar o início do serviço de estudo de solo do terreno. 

Publicidade

Por enquanto, a pista, que não recebe eventos oficiais há anos, não possui as chancelas necessárias para receber corridas e necessita de reformas. Assim, Pernambuco, que já foi um grande nome no automobilismo nacional, está sem autódromo e kartódromo disponíveis para treinos e competições.

A comunidade local pernambucana continua na expectativa por dias mais ativos e o retorno do esporte para casa. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Sérgio Ramalho, piloto com atuações na Stock Car, Copa Truck e Porsche Cup, falou sobre a oportunidade de visitar o espaço.

"Acho que hoje está tudo muito alinhado para o início da reforma do autódromo. Nós sempre brigamos muito para ter o autódromo de Caruaru de volta. É um traçado incrível e uma praça que, se você imaginar, que quando o automobilismo não estava tão em alta como hoje, há 15 anos, levava de 30 a 40 mil pessoas à Fórmula Truck", relembrou.

Para Ramalho, o poder público alterou sua visão em relação ao automobilismo devido ao maior interesse do público jovem, que está sendo revertido em lucro para a categoria: "Falando de Fórmula 1, são mais de R$ 2 bilhões de retornos para a cidade de São Paulo. As nossas categorias, Porsche Cup, Stock Car, Copa Truck, categorias de Endurance, que levam de 20 a 30 mil pessoas, movimentam uma semana inteira a rede hoteleira, os restaurantes, a cidade, com empregos diretos e indiretos", disse.

Publicidade

A presença de novos talentos do Estado em categorias de elite, como Rafael Câmara, campeão da Fórmula 3 em 2025 e que disputou a Fórmula 2 no próximo ano, reforça a importância de reviver a comunidade de automobilismo em Pernambuco, colocando o estado no centro de grandes eventos.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se