Com o automobilismo se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo e o aumento de discussões sobre corridas em outros estados além de São Paulo, o Governo de Pernambuco está em busca de retomar o Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru. A licitação pela pavimentação do espaço foi assinada pela governadora Raquel Lyra.
Na metade de 2025, o autódromo recebeu uma comitiva de representantes da Prefeitura de Caruaru e do Governo do Estado para uma visita técnica, em busca de acompanhar o início do serviço de estudo de solo do terreno.
Por enquanto, a pista, que não recebe eventos oficiais há anos, não possui as chancelas necessárias para receber corridas e necessita de reformas. Assim, Pernambuco, que já foi um grande nome no automobilismo nacional, está sem autódromo e kartódromo disponíveis para treinos e competições.
A comunidade local pernambucana continua na expectativa por dias mais ativos e o retorno do esporte para casa. Em entrevista à Folha de Pernambuco, Sérgio Ramalho, piloto com atuações na Stock Car, Copa Truck e Porsche Cup, falou sobre a oportunidade de visitar o espaço.
"Acho que hoje está tudo muito alinhado para o início da reforma do autódromo. Nós sempre brigamos muito para ter o autódromo de Caruaru de volta. É um traçado incrível e uma praça que, se você imaginar, que quando o automobilismo não estava tão em alta como hoje, há 15 anos, levava de 30 a 40 mil pessoas à Fórmula Truck", relembrou.
Para Ramalho, o poder público alterou sua visão em relação ao automobilismo devido ao maior interesse do público jovem, que está sendo revertido em lucro para a categoria: "Falando de Fórmula 1, são mais de R$ 2 bilhões de retornos para a cidade de São Paulo. As nossas categorias, Porsche Cup, Stock Car, Copa Truck, categorias de Endurance, que levam de 20 a 30 mil pessoas, movimentam uma semana inteira a rede hoteleira, os restaurantes, a cidade, com empregos diretos e indiretos", disse.
A presença de novos talentos do Estado em categorias de elite, como Rafael Câmara, campeão da Fórmula 3 em 2025 e que disputou a Fórmula 2 no próximo ano, reforça a importância de reviver a comunidade de automobilismo em Pernambuco, colocando o estado no centro de grandes eventos.