Os benefícios da Spirulina para quem sofre de anemia

Altas concentrações de ferro na alga podem beneficiar a composição sanguínea

31 jul 2018 - 18h08

Causada por baixos índices de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia é uma doença muito comum em pessoas de todas as idades. A anemia pode ser causada pela carência de vários nutrientes no organismo, mas a maior parte dos casos provêm da deficiência de ferro, o que caracteriza o quadro de anemia ferropriva. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 53% dos casos registrados no Brasil devem-se a baixos índices de ferro no sangue.

Foto: DINO / DINO

Além da prescrição de medicamentos, a melhor maneira de tratar a anemia é com a ingestão de alimentos ou suplementos com altas concentrações de ferro. Muitos são os alimentos que se encaixam nessa categoria, mas é essencial entender a composição de cada um deles para encontrar a opção mais adequada para cada pessoa. Afinal, cada organismo se comporta de uma determinada maneira e entender bem a composição de cada alimento ingerido é fundamental para conseguir saber do que o corpo precisa.

Publicidade

"Alimentos com altas concentrações de ferro e as suplementações derivadas deles são a melhor pedida para quem quer tratar a anemia sem precisar recorrer a medicações mais fortes. De forma natural, é possível atingir os níveis esperados de células vermelhas no sangue e garantir o bom funcionamento do organismo", explica Lucas Marder de Oliveira Reis, sócio da Ocean Drop (www.oceandrop.com.br).

Alimentos

As verduras de tonalidade verde escura são conhecidas por muitos como as maiores fontes de ferro na natureza, mas isso nem sempre é verdade. A spirulina, também conhecida como alga azul, chega a ter até 123 mg de ferro para cada 100g, enquanto a couve, por exemplo, costuma ter cerca de 3,6 mg. Ou seja, a alga possui 400% mais de ferro disponível do que a couve, considerada com uma boa fonte, e pode ser considerada uma excelente aliada no combate da anemia.

De acordo com a ANVISA, a recomendação diária de ferro é de aproximadamente 14 mg. No entanto, os valores costumam aumentar bastante em casos específicos, como gestantes e lactantes, e ainda mais significativamente para pessoas com anemia. É sempre recomendável procurar um médico ou nutricionista para a ingestão de suplementações ou para adequações na dieta de forma a garantir o melhor resultado possível e o melhor funcionamento do organismo.

Publicidade

Qualidade de vida

Não é só nos exames de sangue que a anemia se demonstra. Cansaço, desânimo, raciocínio mais lento, falta de ar e falta de apetite são alguns de seus sintomas mais comuns, mas os efeitos dessa condição podem ir além. Isso porque são os glóbulos vermelhos os responsáveis por levar oxigênio por todo o corpo, incluindo músculos - como o coração - e para o cérebro. Por isso, a composição do sangue é essencial para que o funcionamento de todos os órgãos e tecidos estejam dentro dos conformes.

Dessa maneira, a ingestão de spirulina como suplementação de ferro para pessoas com anemia é capaz de causar melhorias na qualidade de vida do indivíduo, melhorando a sua disposição, seu apetite, a memória e até mesmo o humor, já que os efeitos descritos podem influenciar a postura social e mental das pessoas como um quadro de insatisfação.

Como a spirulina contém ainda diversos outros componentes, as contribuições para o funcionamento do organismo não param por aí. A sensação de saciedade causada pelos aminoácidos presentes na alga também ajuda a evitar situações de fome exacerbada e a ingestão de alimentos nutricionalmente pobres, como doces - ou seja, é mais fácil manter uma dieta saudável e que realmente beneficie o corpo quando há ingestão diária de spirulina.

Saiba mais

A Ocean Drop é uma empresa com sede em Santa Catarina, no Brasil, e que tem como foco de sua atuação o desenvolvimento e a comercialização de suplementações e alimentos que possam beneficiar o corpo humano. Todos os alimentos têm original vegetal e podem ser consumidos por também por pessoas vegetarianas e veganas. Para obter mais informações sobre a Ocean Drop, conhecer seus produtos e a forma como eles podem colaborar para o bom funcionamento do organismo, acesse: www.oceandrop.com.br.

Publicidade

Website: http://www.oceandrop.com.br

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações