O segundo relatório de balneabilidade da temporada 2025/2026, divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), mantém a recomendação de banho em três pontos da Orla do Guaíba. O documento foi produzido com base em análises do Guaíba entre 13 de novembro e 8 de dezembro.
Dois dos locais balneáveis estão localizados no bairro Belém Novo: os postos 2 (Praia do Leblon) e 3 (Praça do Veludo). No Lami, apenas o posto 2 oferece condições de receber a população. O relatório será publicado semanalmente, nas sextas à tarde, até o fim da temporada de veraneio.
Os parâmetros de balneabilidade são definidos pela resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Ao todo, os técnicos analisam em laboratório 12 amostras semanais de cada um dos pontos definidos.
Regras - O Conama determina que, para ser considerado próprio para banho, o ponto analisado tenha, nas últimas cinco amostras, apresentado concentração inferior a 800NMP/100mL da bactéria Escherichia coli. Também é fundamental que, na última amostra, o valor não tenha ultrapassado a marca de 2000 NMP/100 mL. Já o valor do pH deve manter-se na faixa de 6,0 a 9,0.