'Não vai ser uma tarefa fácil', Bortoleto fala sobre meta da Audi na Fórmula 1

21 jan 2026 - 13h25

Durante um evento na Alemanha, a Audi revelou seu primeiro carro da Fórmula 1, que será usado na temporada 2026. Os pilotos da equipe estiveram presentes no lançamento e Gabriel Bortoleto aproveitou a oportunidade para falar sobre as metas da equipe a longo prazo. Entre elas, conquistar um título até 2030, ainda que o jovem piloto reconheça todo o trabalho que a escuderia terá para que isso seja possível.

Bortoleto fala sobre sonho e trabalho com a Audi em lançamento de novo carro
Bortoleto fala sobre sonho e trabalho com a Audi em lançamento de novo carro
Foto: Jayce Illman/Getty Images / Perfil Brasil

"Espero que consigamos isso antes de 2030. Obviamente, vimos outros concorrentes que entraram na F1 e levaram muitos anos para alcançar o sucesso. Não vai ser uma tarefa fácil", disse Bortoleto. "Estamos em 2026, com uma nova regulamentação e construindo nossa própria unidade de potência. Não estamos entrando apenas como um fabricante de carros, estamos construindo tudo do zero."

Publicidade

O novo carro da Audi já foi para as pistas em um shakedown privado no começo de janeiro, onde a equipe testou três unidades de potência. Porém, a equipe terá a oportunidade de se reunir com o resto do grid pela primeira vez em Barcelona, entre os dias 26 e 30 de janeiro. Outros dois testes de pré-temporada serão realizados no Bahrein, entre 11 e 13 e de 18 a 20 de fevereiro.

Em seu segundo ano na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto está ansioso para voltar a pilotar e entende que ainda há muito a ser desenvolvido nessa nova temporada: "Eu só quero ser competitivo. Quero lutar por algo e ver progresso ao longo do ano. Se eu tivesse que resumir em uma palavra, diria progresso. Quero ver nossa equipe crescendo, melhorando e fazendo um trabalho melhor a cada corrida", concluiu.

A outra metade da Audi

Enquanto Bortoleto segue animado para começar seu segundo ano na Fórmula 1, seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, é considerado um dos pilotos mais experientes do grid. No ano passado, ele encerrou a temporada com 51 pontos somados e seu primeiro pódio da carreira, que aconteceu no GP de Silverstone.

Segundo o portal Motorsport, uma nova versão do contrato do piloto alemão foi fechada, agora incluindo um acordo de bônus por pontuação: a cada ponto conquistado no campeonato, Hülkenberg deve receber um adicional de 50 mil euros, cerca de R$ 325 mil. Caso seu desempenho de 2025 seja mantido, o piloto pode embolsar 2,5 milhões de euros, equivalentes a R$ 16,5 milhões, em bônus, além de seu salário fixo com a Audi.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se