Zelenskiy propõe nomeação do primeiro vice-premiê como novo ministro da Defesa da Ucrânia

2 jan 2026 - 19h01

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, propôs nesta sexta-feira a nomeação do primeiro vice-primeiro-ministro, Mykhailo ‌Fedorov, como o novo ministro da Defesa ‌da Ucrânia, elogiando suas habilidades no desenvolvimento de drones e da digitalização necessária para a defesa do país.

Fedorov ‍também atuou como ministro da Transformação Digital e sua nomeação deve ser aprovada pelo Parlamento. Ele substituirá Denys ‌Shmyhal.

Publicidade

"Mykhailo está profundamente envolvido ‌na iniciativa 'linha de drones' e trabalha de forma muito eficaz na digitalização de serviços e processos estatais", disse Zelenskiy em seu discurso noturno em vídeo.

"Juntamente com todo o nosso pessoal militar, comando militar, fabricantes nacionais de armas e parceiros da Ucrânia, devemos implementar mudanças no setor de defesa que realmente ajudarão."

Zelenskiy disse que o ministério apresentou bons resultados sob o comando de Shmyhal, um ex-primeiro-ministro, e que ele ‌estava recebendo uma oferta de um novo cargo no governo.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se