O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse neste sábado que teve uma longa e "substancial" conversa telefônica com o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Steve Witkoff, e com o genro de Trump, Jared Kushner.
"A Ucrânia está determinada a continuar trabalhando de boa fé com o lado norte-americano para alcançar genuinamente a paz. Concordamos com os próximos passos e formatos para conversas com os Estados Unidos", disse Zelenskiy no X.
Witkoff e Kushner mantiveram dois dias de conversas com o negociador sênior da Ucrânia, Rustem Umerov, em Miami, nesta semana, que ambos os lados chamaram de "discussões construtivas sobre o avanço de um caminho confiável em direção a uma paz duradoura e justa na Ucrânia".
Esperava-se que Witkoff informasse Umerov sobre sua reunião em Moscou nesta semana com o presidente russo Vladimir Putin.
Zelenskiy disse que estava esperando que Umerov lhe apresentasse um relatório detalhado pessoalmente em Kiev.
"Nem tudo pode ser discutido por telefone, por isso precisamos trabalhar em estreita colaboração com nossas equipes em ideias e propostas", disse Zelenskiy. "Nossa abordagem é que tudo deve ser viável - cada medida crucial para a paz, a segurança e a reconstrução."