A Ucrânia atingiu uma fábrica russa de mísseis balísticos em um ataque com mísseis na remota região de Udmurtia, informou o comando geral ucraniano neste sábado.
A Ucrânia afirmou que suas forças atacaram a fábrica que produz mísseis russos, incluindo o Iskander de curto alcance e o Topol-M intercontinental, em Votkinsk, a leste de Moscou e a cerca de 1.400 km da Ucrânia.
O país afirmou em comunicado divulgado no aplicativo de mensagens Telegram que as forças ucranianas usaram mísseis de cruzeiro Flamingo, produzidos no país e lançados a partir do solo. O ataque causou um incêndio no local, informou o Exército ucraniano.
Alexander Brechalov, governador da região de Udmurtia, na Rússia, havia dito anteriormente que um local na região foi atacado durante a noite com drones.
"Houve danos e feridos como resultado", disse Brechalov em um vídeo publicado no aplicativo Telegram. Ele não forneceu outros detalhes.
O aeroporto da principal cidade de Udmurtia, Izhevsk, e os aeroportos de cidades em regiões próximas suspenderam as operações, informou a autoridade de aviação civil Rosaviatsiya.
O canal não oficial russo SHOT no Telegram, que frequentemente cita contatos nos serviços de segurança, disse que moradores de Votkinsk relataram ter ouvido pelo menos três explosões e o barulho de drones.
A Rússia usa seus mísseis balísticos para reforçar seus ataques com drones à infraestrutura energética ucraniana, interrompendo o fornecimento de eletricidade e aquecimento para milhões de pessoas em toda a Ucrânia durante os meses frios do inverno.
A Ucrânia está cada vez mais visando infraestruturas militares e energéticas no interior da Rússia. Kiev afirma que atingir os produtores de armas e o sistema energético que abastece as forças armadas russas é a melhor maneira de ganhar vantagem sobre seu inimigo maior, conforme a guerra entra em seu quinto ano na próxima semana.