Trump volta a defender que EUA controlem Groenlândia antes de reunião na Casa Branca

14 jan 2026 - 11h51

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que qualquer coisa menos que a Groenlândia "nas mãos" dos Estados ‌Unidos é "inaceitável", reiterando sua exigência de controle do ‌território dinamarquês poucas horas antes de uma reunião na Casa Branca sobre o assunto.

"Os Estados Unidos precisam da Groenlândia para fins de segurança nacional. ‍É vital para o Domo de Ouro que estamos construindo. A Otan (aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte) deveria estar liderando ‌o caminho para que possamos ‌obtê-la", escreveu Trump em uma postagem na mídia social.

Publicidade

"A Otan se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos ESTADOS UNIDOS. Qualquer coisa menos do que isso é inaceitável", acrescentou.

Em uma publicação posterior, citando a Rússia e a China, Trump escreveu: "Otan: Digam à Dinamarca para tirá-los daqui, AGORA! Dois trenós puxados por cães não farão isso! Somente os EUA podem!!!"

Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reunirão com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e com o secretário de ‌Estado dos EUA, Marco Rubio, na Casa Branca, nesta quarta-feira, após semanas de ameaças de Trump.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se