'Trump tem personalidade de alcoólatra': entenda significado da declaração de secretaria dos EUA

Susie Wiles afirmou entender do assunto por experiência pessoal, já que seu pai era alcoólatra; apesar da comparação, o presidente dos EUA não consome bebidas alcoólicas

17 dez 2025 - 10h32
Chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma "personalidade de alcoólatra"
Chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma "personalidade de alcoólatra"
Foto:

A chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma "personalidade de alcoólatra", embora não consuma bebidas alcoólicas. A declaração foi feita em uma série de entrevistas publicadas na terça-feira, 16, pela revista Vanity Fair.

Susie afirmou reconhecer esse tipo de personalidade por causa do pai, o ex-jogador de futebol americano e comentarista esportivo Pat Summerall, que enfrentou o alcoolismo. "O alcoolismo destrói relacionamentos, e foi assim com meu pai e comigo", disse.

Publicidade

Ela explicou que Trump não bebe, mas "age com a convicção de que não há nada que ele não possa fazer. Nada, zero, nada". "Algum psicólogo clínico que sabe um milhão de vezes mais do que eu vai contestar o que vou dizer. Mas alcoólatras funcionais, ou alcoólatras em geral, têm suas personalidades exageradas quando bebem. E eu sou um pouco especialista em personalidades fortes", afirmou.

Após a publicação do texto - que aborda outros temas polêmicos, com o caso Jeffrey Epstein e as ações dos EUA na Venezuela -, Susie classificou a matéria como "difamatória" e "formulada de maneira desonesta" contra ela e contra o que chamou de "melhor presidente, equipe da Casa Branca e gabinete da história".

"Um contexto importante foi ignorado e muito do que eu, e outros, dissemos sobre a equipe e o presidente foi omitido da matéria", escreveu Susie no X. "Presumo, após lê-la, que isso foi feito para criar uma narrativa extremamente caótica e negativa sobre o presidente e nossa equipe."

Trump não consome bebidas alcóolicas. O irmão mais velho do republicano, Fred Trump Jr., era alcoólatra e morreu aos 42 anos após sofrer um infarto, em 1981.

Publicidade

Em entrevista ao jornal New York Post, Trump disse que a escolha de palavras de Susie não o ofendeu. "Não, ela quis dizer que eu... veja bem, eu não bebo álcool. Todo mundo sabe disso... mas eu já disse várias vezes que, se bebesse, teria grandes chances de me tornar alcoólatra. Já disse isso muitas vezes sobre mim mesmo. É uma personalidade muito possessiva", afirmou.

"Já disse isso muitas vezes sobre mim. Tenho sorte de não beber. Se bebesse, provavelmente beberia muito, porque já disse que... qual é a palavra? Não possessiva... personalidade possessiva e viciante. Ah, já disse isso muitas, muitas vezes antes", acrescentou o presidente americano.

Ao longo da série de entrevistas à Vanity Fair, a chefe de gabinete descreveu Trump nos bastidores de forma semelhante à sua imagem pública: uma figura intensa, que pensa em termos gerais, mas frequentemente não se detém nos detalhes de processos e políticas.

Ela acrescentou, no entanto, que o republicano não tem sido tão raivoso ou temperamental quanto costuma ser retratado, embora tenha reconhecido sua implacabilidade e determinação em se vingar daqueles que considera inimigos políticos./Com informações da AFP

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se