Trump diz que guerra contra Irã está 'praticamente terminada' e conversa com Putin

Russo pediu uma 'rápida solução política e diplomática' para encerrar conflito

9 mar 2026 - 17h34
(atualizado às 17h58)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (9) que a guerra contra o Irã está "praticamente terminada". O líder americano também conversou com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a situação global.

Em telefonema com Trump, russo pediu 'rápida solução política e diplomática' para encerrar conflito
Em telefonema com Trump, russo pediu 'rápida solução política e diplomática' para encerrar conflito
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O republicano disse à imprensa local que Mojtaba Khamenei, filho do líder supremo iraniano Ali Khamenei, cometeu um "grande erro" ao assumir o posto após a morte do pai. Sem fornecer mais detalhes, o magnata afirmou que já tem alguém em mente para substituir o novo líder iraniano e indicou que o conflito está chegando ao fim.

Publicidade

"Eles cometeram um grande erro. Não sei se isso vai durar. A guerra com o Irã está basicamente terminada. Os Estados Unidos estão muito à frente neste momento, após quatro ou cinco semanas. Eles não têm navios, comunicações nem força aérea", afirmou o mandatário.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, citando fontes, Trump teria dito a seus assessores que apoiaria o assassinato de Mojtaba caso ele não cedesse às exigências de Washington.

Paralelamente, o presidente americano teve uma conversa telefônica "construtiva e aberta" com Putin, segundo informações do Kremlin citadas pela agência TASS. Os dois líderes falaram por cerca de uma hora sobre a guerra na Ucrânia e outros temas globais, incluindo os recentes acontecimentos no Irã.

"Trump ligou para Putin para discutir uma série de tópicos extremamente importantes relacionados aos últimos acontecimentos na situação global. O presidente americano observou que, conforme previamente acordado, seus contatos deveriam ser regulares", declarou o assessor do mandatário russo, Yuri Ushakov.

Publicidade

O representante russo acrescentou que Putin informou Trump sobre o "avanço bem-sucedido das tropas russas no leste" da Ucrânia, o que, segundo ele, "deveria encorajar o regime de Kiev a resolver o conflito por meio de negociações". O chefe do Kremlin também teria defendido durante a conversa "uma rápida solução política e diplomática para o conflito no Irã". .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se