Trump defende comentários antes de invasão ao Capitólio

Presidente americano não demonstrou arrependimento após ter instigado manifestantes minutos antes de invasão ao Capitólio dos Estados Unidos

12 jan 2021 - 16h04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está sob pressão para renunciar depois que seus apoiadores invadiram o Capitólio na semana passada, disse que seus comentários foram totalmente apropriados minutos antes do incidente.

Trump fala a jornalistas antes de viajar ao Texas
12/01/2021
REUTERS/Kevin Lamarque
Trump fala a jornalistas antes de viajar ao Texas 12/01/2021 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

"As pessoas acharam que o que eu disse era totalmente apropriado", disse Trump a repórteres na Base Andrews, a caminho de Alamo, no Texas, onde o presidente vai visitar o muro da fronteira. O republicano afirmou que os protestos por justiça racial no ano passado foram "o problema real".

Publicidade

"Se você olhar o que outras pessoas disseram, políticos de alto nível, sobre os distúrbios durante o verão, os horríveis distúrbios em Portland e Seattle e vários outros lugares, isso foi um problema real", disse Trump.

Em seus primeiros comentários a repórteres desde 8 de janeiro, o presidente republicano não respondeu se renunciaria, mas criticou a tentativa de impeachment levada adiante por parlamentares democratas. "Este impeachment está causando uma raiva tremenda e eles estão fazendo isso. É realmente uma coisa terrível o que eles estão fazendo", disse Trump.

Ele acrescentou que a tentativa de impeachment, sob a acusação de incitação à insurreição devido ao ataque ao Capitólio, é uma continuação da "caça às bruxas" contra ele. Trump pode se tornar o primeiro presidente dos EUA a ter impeachment aprovado pela Câmara duas vezes se a Casa votar a favor da medida na quarta. Na primeira ocasião, o Senado decidiu não remover o presidente do cargo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações