Terremoto de magnitude 6,9 deixa mais de 60 mortos nas Filipinas

Tremor foi um dos mais fortes na região em mais de uma década e foi registrado a 5km de profundidade

1 out 2025 - 07h31
(atualizado às 07h32)
Resumo
Terremoto de magnitude 6,9 atinge as Filipinas, deixando pelo menos 69 mortos, principalmente em Bogo, com alerta de tsunami posteriormente suspenso.
Moradores locais permanecem nas ruas perto dos escombros de prédios danificados em meio a tremores secundários frequentes, após um terremoto de magnitude 6,9 ​​que sacudiu partes da ilha, na Cidade de Bogo, Cebu, Filipinas.
Moradores locais permanecem nas ruas perto dos escombros de prédios danificados em meio a tremores secundários frequentes, após um terremoto de magnitude 6,9 ​​que sacudiu partes da ilha, na Cidade de Bogo, Cebu, Filipinas.
Foto: Daniel Ceng/Anadolu via Getty Images

Pelo menos 69 pessoas morreram em um terremoto que atingiu uma província central das Filipinas nesta terça-feira, 1. O epicentro foi registrado a cerca de 19 quilômetros a nordeste de Bogo, desencadeado por um movimento em uma falha geológica submarina, a uma profundidade relativamente rasa de 5 quilômetros.

O terremoto foi um dos mais fortes a atingir a região central em mais de uma década e ocorreu enquanto muitas pessoas ainda dormiam.

Publicidade

Bogo, cidade costeira com cerca de 90 mil habitantes na província de Cebu, registrou metade das mortes até o momento. O número de vítimas pode aumentar, já que os trabalhos de resgate enfrentam dificuldades devido às chuvas intermitentes e a danos em pontes e estradas, segundo autoridades locais.

Cenas mostrando danos, feridos e caos nas ruas de Cebu após um terremoto de magnitude 6,9 ​​que abalou partes da ilha, em Cebu, Filipinas.
Foto: Handout/Escritório do Governador de Cebu/Anadolu via Getty Images

O governo filipino ainda avalia se irá buscar ajuda de governos estrangeiros.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia chegou a emitir um alerta de tsunami e orientou a população a evitar o litoral de Cebu e das províncias próximas de Leyte e Biliran, devido ao risco de ondas de até 1 metro. Nenhuma onda foi registrada, e o alerta foi suspenso cerca de três horas depois.

Mesmo com o fim do alerta, milhares de moradores optaram por não voltar para casa, passando a noite em campos gramados e parques, apesar da chuva.

Publicidade

A região de Cebu e outras províncias ainda se recuperavam de uma tempestade tropical que atingiu a região na sexta-feira anterior, deixando ao menos 27 mortos. /AP

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se