Tailândia evacua mais de 138 mil civis em fronteira com Camboja

Escalada do conflito 'pode virar guerra', diz premiê de Bangkok

25 jul 2025 - 08h38
(atualizado às 08h51)

A Tailândia informou nesta sexta-feira (25) que mais de 138 mil civis foram evacuados até o momento da fronteira com o Camboja, devido à escalada no conflito com o país vizinho, que segundo declaração do primeiro-ministro interino de Bangkok, Phumtham Wechayachai, "pode virar uma guerra".

Ao menos 1,5 mil civis também deixaram a província de Oddar Meanchey, no Camboja
Ao menos 1,5 mil civis também deixaram a província de Oddar Meanchey, no Camboja
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Phnom Penh, por sua vez, também anunciou que ao menos 1,5 mil pessoas foram retiradas da província de Oddar Meanchey, na divisa entre as nações. De acordo com o porta-voz regional, o confronto com a Tailândia matou hoje ao menos um civil e deixou cinco feridos no local.

Publicidade

Apesar do alerta de Wechayachai, Bangkok afirmou que está "aberto à mediação da Malásia", que pediu um "cessar-fogo imediato" entre as partes.

"Estamos prontos para resolver a questão por via diplomática, bilateralmente ou mesmo através da Malásia, se o Camboja desejar. Mas até agora, não recebemos nenhuma resposta", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores tailandês, Nikorndej Balankura.

Já o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou a Tailândia e o Camboja a darem provas de moderação e a resolverem a crescente disputa na divisa através do diálogo, declarou o porta-voz adjunto, Farhan Haq.

Em meio à escalada da tensão no Sudeste Asiático, o Conselho de Segurança da ONU deve convocar uma reunião de emergência sobre a crise entre os dois países ainda nesta sexta.

Publicidade

Ontem, as hostilidades entre Tailândia e Camboja registraram o saldo mais mortal em uma década, com mais de 10 óbitos na zona fronteiriça disputada. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se