Rússia conclui remoção de corpos de teatro de Mariupol, diz Kiev

Acredita-se que local abrigava entre 500 e 1,5 mil pessoas

20 mai 2022 - 15h28
(atualizado às 18h50)

As autoridades ucranianas relataram nesta sexta-feira (20) que as tropas russas concluíram a remoção de centenas de cadáveres dos escombros do Teatro Dramático de Mariupol, alvo de um bombardeio no dia 16 de março.

Acredita-se que local abrigava entre 500 e 1,5 mil pessoas
Acredita-se que local abrigava entre 500 e 1,5 mil pessoas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O teatro, que tinha um abrigo antibombas, estava sendo usado pelos civis ucranianos para tentar se proteger dos ataques constantes de Moscou. Não se sabe ao certo quantas pessoas estavam se refugiando no local, com estimativas que iam de 500 a 1,5 mil moradores.

Publicidade

"Agora nunca saberemos quantos civis de Mariupol foram realmente mortos pelo bombardeio russo ao Teatro de Arte Dramática", disse o assessor do prefeito de Mariupol, Petro Andryushchenko, citado pela agência Unian.

Segundo ele, todas as vítimas do ataque russo foram enterradas em uma vala comum na cidade ucraniana de Mangush. "É difícil imaginar um crime de guerra e contra a humanidade tão grande", lamentou.

Desde o ataque, a Rússia nega que tenha atingido a estrutura construída na década de 1960, mas devido ao impacto e ao tamanho da destruição, é muito improvável que não tenham sido os militares russos a mirar o local.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações