A Prefeitura de Roma implementará, a partir da próxima quinta-feira (15), o limite máximo de velocidade de 30 km/h no centro histórico da capital italiana.
A medida vale para toda a área da ZTL (Zona de Tráfego Limitado) e foi oficializada por meio de uma resolução assinada pela administração municipal.
O novo limite também será aplicado em importantes vias da região central, como o Corso Vittorio Emanuele, a Via del Teatro Marcello e o Traforo.
Além do centro histórico, a política de redução de velocidade será ampliada para cerca de mil outras ruas da cidade. Segundo comunicado divulgado pela Prefeitura de Roma nas redes sociais, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de segurança viária.
Entre as ações previstas estão a instalação de cinco novos radares de velocidade na Via Cristoforo Colombo, que se somarão aos equipamentos já em funcionamento no anel viário e na Viale Newton.
O plano inclui ainda a construção de 175 faixas de pedestres elevadas e a criação de novas "ruas escolares", com restrições ao tráfego para proteger estudantes.
Até o fim de 2026, Roma pretende instalar 40 novos radares eletrônicos em diferentes pontos da cidade, com atenção especial aos principais cruzamentos.