Presidente da Itália parabeniza Macron por reeleição na França

Em telefonema, líderes falaram sobre ajuda à Ucrânia

12 mai 2022 - 16h43
(atualizado às 17h59)

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, parabenizou nesta quinta-feira (12) seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pela reeleição e disse estar "de pleno acordo" sobre "continuar a aumentar o apoio europeu à Ucrânia".

Mattarella e Macron durante encontro em Roma em 2021
Mattarella e Macron durante encontro em Roma em 2021
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Durante telefonema, os líderes destacaram a "importância de manter a unidade e a estreita coordenação que prevaleceu entre os parceiros europeus desde o início do conflito" russo, em 24 de fevereiro.

Publicidade

Segundo fontes da Presidência francesa, Mattarella e Macron "discutiram as consequências do conflito em termos de segurança alimentar" e "na necessidade de aplicar a agenda de Versalhes para a independência da UE em relação à energia, defesa, alimentos, além de antecipar as transições climáticas e de informação".

Mattarella enfatizou ainda "a vontade conjunta da Itália e da Turquia de garantir apoio aos países da costa sul do Mediterrâneo", manifestando "interesse pela iniciativa FARM proposta pela França".

Os dois presidentes "desejaram trabalhar em possíveis sinergias entre os dois projetos", acrescentou o Palácio do Eliseu.

Além disso, o presidente da Itália disse que está "de pleno acordo" com o chefe de Estado francês sobre sua proposta de uma "comunidade política europeia".

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se