Um policial francês viralizou nesta semana ao participar de uma ‘batalha de aura’ durante os protestos de estudantes que acontecem em várias cidades da França, há pelo menos 15 dias. Nas imagens, é possível ver que agente de segurança conquista os jovem que observam a cena.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o canal francês Frontières Média, o episódio foi gravado na cidade de Mâcon, cerca de 400 km ao sul de Paris. No vídeo, o policial aparece com postura de luta simulada, batendo nas pernas e erguendo os punhos, enquanto é ovacionado pelos jovens que estão em volta dele em uma praça.
Os campeonatos de "farmar aura", inspirados em uma das gírias mais populares do momento, é uma tendência que viralizou neste ano. O movimento passou a reunir centenas de jovens em disputas de criatividade, transformando um meme da internet em um evento presencial.
De acordo com a Reuters, a onda de protestos já se estende por mais de duas semanas e revelou uma indignação pública generalizada a seis meses das eleições para substituir o presidente Emmanuel Macron. Os manifestantes afirmam que as más condições de ensino são responsáveis pela queda acentuada nas notas dos adolescentes franceses em leitura e matemática na última década.
Mais de 500 escolas foram fechadas um dia após as manifestações terem se espalhado por todo o país, e sindicatos que representam estudantes do ensino médio, professores e outros trabalhadores planejando mais atos para quinta-feira, 8. Os protestos são marcados por confrontos com a polícia e prisões.