Paraguai decide expulsar 25 brasileiros membros do PCC que estão em presídios

Dados da polícia revelam que cerca de 800 detentos também têm vínculos com a facção criminosa

4 abr 2024 - 17h12

Com ações simultâneas em penitenciárias paraguaias, a Polícia Nacional conseguiu identificar até o momento 25 presos brasileiros ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e outros grupos criminosos. A Operação Purgátio foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (4) em seis cidades.

Pelo menos 25 presos ligados ao PCC serão expulsos de prisões no Paraguai
Pelo menos 25 presos ligados ao PCC serão expulsos de prisões no Paraguai
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Os detentos da lista inicial elaborada pela Polícia Nacional foram retirados de suas celas nas penitenciárias de Assunção, Concepción, pedro juan caballero, Itapúa, Ciudad del Este e Coronel Oviedo. Segundo dados do Departamento de Investigações Criminais da Polícia, serão entregues às autoridades brasileiras.

Publicidade

Segundo informações apuradas até o momento, a medida está sendo tomada em outras penitenciárias do país vizinho. Na última semana do mês passado, as autoridades paraguaias receberam alertas do Serviço de Inteligência da Polícia Federal do Brasil.

Segundo a polícia paraguaia, o alerta brasileiro é motivado por forte fratura interna do PCC (Primeiro Comando da Capital), a partir de delações do líder da facção, Marcos Willians Herbas, vulgo 'Marcola', que poderiam levar a uma guerra entre facções dentro dos presídios.

***Leia a matéria completa em MidiaMax.uol.com.br

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações