Papa Leão XIV pode visitar Espanha de 6 a 12 de junho

Roteiro incluiria Madri, Barcelona e as Ilhas Canárias

19 jan 2026 - 08h10
(atualizado às 08h58)

O papa Leão XIV pode viajar à Espanha entre os dias 6 e 12 de junho, o que encerraria um período de 15 anos de ausência de pontífices no país ibérico.

Papa Leão XIV durante audiência geral no Vaticano
Papa Leão XIV durante audiência geral no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada pelo site espanhol La Iberia, que diz que Robert Prevost visitará a capital Madri, Barcelona e as Ilhas Canárias.

Publicidade

A viagem ainda não foi confirmada pelo Vaticano, porém o portal já deu inclusive detalhes da suposta programação de Leão XIV, incluindo uma missa no lendário estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, e celebrações na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, pelo centenário da morte de seu arquiteto, Antoni Gaudí.

Já nas Canárias, o objetivo de Prevost seria ver de perto a realidade do fenômeno migratório no arquipélago, porta de entrada para deslocados internacionais provenientes da África.

Ainda segundo La Iberia, a missão, no entanto, está condicionada a que o premiê Pedro Sánchez não convoque eleições antecipadas para o verão europeu, uma vez que o Papa não deseja visitar a Espanha em plena campanha eleitoral ? o último pontífice no país foi Bento XVI, em 2011.

Em oito meses de pontificado, Leão XIV fez apenas uma viagem internacional: para Turquia e Líbano, em novembro passado.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações