Papa Leão XIV envia ajuda humanitária para Ucrânia e Líbano

Cargas incluem medicamentos, comida e cobertores

26 abr 2026 - 12h17

O papa Leão XIV enviou itens de primeira necessidade, especialmente medicamentos, para as populações da Ucrânia e do Líbano, países assolados por conflitos armados.

    As remessas humanitárias partiram nos últimos dias da Basílica Greco-Católica de Santa Sofia, em Roma, e foram organizadas pela Esmolaria Apostólica, órgão do Vaticano responsável por obras de caridade.

Publicidade

    "Este é o 150º caminhão que parte de nossa basílica", explicou o reitor da igreja, padre Marco Semehen, ao portal Vatican News. Muitos dos itens enviados à Ucrânia foram arrecadados com a ajuda do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e da Fundação Banco Farmacêutico.

    Trata-se de várias cartelas de medicamentos, sobretudo antibióticos e anti-inflamatórios, destinados a hospitais e à distribuição para a população local por meio das redes de voluntariado ucranianas.

    A Esmolaria também organizou o envio de um carregamento de ajuda humanitária para o Líbano contendo cerca de 15 mil embalagens de medicamentos, com distribuição articulada pela Nunciatura Apostólica em Beirute.

    "Reunimos tudo o que pode ser útil", declarou o esmoleiro do Vaticano, Luis Marín de San Martín. "Pensamos especialmente nas necessidades dos mais frágeis: os doentes e as crianças. Para eles, foram doados principalmente remédios, cestas básicas, materiais de higiene, cobertores isotérmicos, alimentos e muitas roupas de excelente qualidade", concluiu. .

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se