Padre ortodoxo russo agride ucraniano com crucifixo em funeral

Ataque ocorreu enquanto religioso da Igreja Ortodoxa da Ucrânia celebrava o funeral do militar Oleksandr Zinivy

29 jul 2022 - 16h53
(atualizado às 17h56)
Padre russo agride ucraniano com crucifixo
Padre russo agride ucraniano com crucifixo
Foto: Foto / Reprodução / Ansa - Brasil

Um padre da Igreja Ortodoxa russa, identificado como Mykhailo Vasylyuk, subiu ao altar e tentou agredir o capelão ucraniano Anatoliy Dudko com a cruz que usava no pescoço durante o funeral de um soldado de Kiev.

O ataque ocorreu na cidade ucraniana de Mykolaiv, no último dia 22 de julho, enquanto Anatoly, religioso da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, celebrava o funeral do militar Oleksandr Zinivy.

Publicidade

As imagens, porém, foram divulgadas nesta sexta-feira (29) pela imprensa local, que explica que Vasylyuk teria ficado furioso após o capelão ucraniano acusar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de iniciar a guerra na Ucrânia para defender a fé ortodoxa russa.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver o padre russo subindo ao altar, com a cruz na mão, empurrando e puxando a roupa do capelão, que o empurra. Na sequência, o padre tenta atingir o ucraniano com a cruz, enquanto a vítima tenta se defender. Logo depois, um dos agentes de segurança afasta Vasylyuk.

De acordo com o ativista local Serhiy Timkov, o capelão ucraniano sofreu ferimentos leves. "Na minha opinião, isso ultrapassa todos os limites possíveis e impossíveis de arrogância", escreveu ele no Facebook.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações