Novo governo do Kuwait faz juramento após eleições

4 ago 2013 - 10h34
(atualizado às 10h40)

O novo governo do Kuwait, liderado pelo primeiro-ministro Jaber Mubarak Al-Sabah, reeleito, fez juramento neste domingo perante o emir, xeque Sabah al-Ahmad Al-Sabah, informou a agência de notícias oficial Kuna. O novo gabinete conta com 15 ministérios, nos quais foram mantidos 10 ministros.

Em discurso diante dos membros do governo, o emir destacou o "peso dos deveres e responsabilidades" que assumem. Al-Sabah pediu aos ministros que deem atenção especial às necessidades do povo e que trabalhem para aliviar qualquer obstáculo que os impeça de cumprir seu trabalho.

Publicidade

A tarefa do Executivo "requer de um reconhecimento das divergências passadas para conseguir os objetivos", apontou o emir. A formação do novo executivo se produz após a realização de eleições legislativas antecipadas em 27 de julho, que foram boicotadas pela oposição.

O novo Conselho da Nação (Parlamento) é integrado por 21 deputados novéis do total de 50. Além disso, os liberais conquistaram três assentos, quando antes não contavam com nenhum, e sete candidatos islamitas sunitas obtiveram uma praça, enquanto no anterior só cinco o alcançaram.

Os xiitas - 30% da população do Kuwait - obtiveram apenas oito cadeiras, em comparação com os 17 que chegaram ao Parlamento eleito em dezembro passado. Essa foram as sétimas eleições legislativas realizadas em sete anos no Kuwait e as segundas em menos de um ano. Desde 2006, nenhum Parlamento completou seu mandato.

As desavenças no Conselho da Nação e as crises governamentais são uma constante neste rico emirado petroleiro do Golfo, que, além disso, foi palco no último ano de protestos antigoverno.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se