Líder do Hamas termina viagem histórica a Gaza

10 dez 2012 - 15h11
(atualizado às 15h34)

O líder do Hamas, Khaled Meshaal, deixou Gaza nesta segunda-feira, através do posto fronteiriço com o Egito, em Rafah, colocando fim a sua histórica visita de quatro dias à faixa, na qual pisou em solo palestino pela primeira vez desde que abandonou a Cisjordânia, quando era criança.

Cercado pela multidão, o líder do Hamas faz visita histórica à Faixa de Gaza
Cercado pela multidão, o líder do Hamas faz visita histórica à Faixa de Gaza
Foto: AP

Meshaal dedicou a jornada para visitar familiares de vítimas da ofensiva israelense em Gaza, no mês passado, entre eles líderes do Hamas, na qual morreram 177 palestinos e seis israelenses.

Publicidade

O chefe político do movimento, que vive em exílio, participou do ato que marcou o 25º aniversário do Hamas, com discurso no qual falou em "libertar toda a Palestina". Além disso, Meshaal completou com a intenção de "não ceder um milímetro desde o Rio Jordão até o Mediterrâneo", o que inclui o Estado de Israel.

As palavras encontraram reação na classe política israelense, que interpretou a promessa da libertação da Palestina como prova da "verdadeira face" do Hamas, nas palavras do presidente Shimon Peres.

Mais radical foi Shaul Mofaz, líder do partido de centro-direita Kadima, que chegou a lamentar não que não se aproveitou a presença de Meshaal em Gaza para "cortar sua cabeça".

Ontem, Meshaal insistiu na necessidade de uma "autêntica reconciliação" com o Fatah, outra grande facção palestina, liderada por Mahmoud Abbas e que governa na Cisjordânia.

Publicidade

"Estou em contato direto com o presidente Abbas e com os (mediadores) egípcios para culminar uma autêntica reconciliação", disse em encontro com representantes de diferentes movimentos palestinos.

Na sua chegada, sexta-feira, Meshaal chorou ao beijar a terra palestina pela primeira vez desde que tinha 11 anos, quando sua família se tornou refugiada na Guerra dos Seis Dias de 1967.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações