Ex-agente de Israel diz que premiê sabia de espião dos EUA

"Shimon Peres e Yitzhak Rabin (então ministro da Defesa) estavam a par da existência de um agente israelense dentro dos serviços de segurança e das forças armadas americanas", disse ex-agente

1 dez 2014 - 23h54
(atualizado em 2/12/2014 às 08h37)
Shimon Peres foi acusado de saber sobre presença de espião americano no país
Shimon Peres foi acusado de saber sobre presença de espião americano no país
Foto: Wikipedia / Wikipédia

O ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres sabia da existência do espião Jonathan Pollard, detido e condenado nos Estados Unidos por colher informações secretas para Israel, revelou nesta segunda-feira um ex-agente secreto israelense.

Rafi Eytan, na época chefe de inteligência para assuntos científicos de Israel, admitiu que foi o responsável pelo recrutamento direto de Pollard, um analista da Marinha americana que passou a Israel numerosos documentos secretos sobre os países árabes.

Publicidade

Pollard, condenado à prisão perpétua em 1987 por espionagem, permanece detido nos Estados Unidos.

Em entrevista nesta segunda-feira, Eytan confirmou que "Shimon Peres e Yitzhak Rabin (então ministro da Defesa) estavam a par da existência de um agente israelense dentro dos serviços de segurança e das forças armadas americanas". "Isto é evidente (...), eu me sacrifiquei para assumir tudo".

A prisão de Pollard deflagrou uma crise entre Estados Unidos e Israel que só foi contornada com a promessa israelense de não espionar mais os americanos.

Mas segundo a revista Newsweek, os serviços de inteligência de Israel continuaram espionando os Estados Unidos, informação que foi desmentida por vários ministros israelenses.

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações