URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

ANP desmente diálogo mediado entre Abbas e Israel

8 fev 2010 - 08h42
(atualizado às 08h46)

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) negou que seu presidente, o nacionalista Mahmoud Abbas, tenha aceito iniciar um diálogo indireto de paz com Israel com a intermediação dos Estados Unidos, como publica nesta segunda o jornal israelense Ha'aretz.

Em declarações à imprensa, Azam el-Ahmed, que também é do Fatah, classificou o conteúdo da reportagem como "completamente falsa".

Segundo a capa de hoje do Ha'aretz, Abbas cedeu à pressão internacional e aceitou conversar indiretamente com Israel sobre a paz entre os dois povos.

A publicação, que cita "líderes palestinos" mas não revela os nomes deles, disse que as conversas, uma proposta da Casa Branca para destravar o atual impasse nas negociações, teriam como intermediário o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell.

De acordo com a proposta, que teria sido feita por Mitchell no fim do mês passado, em sua mais recente visita à região, o enviado americano transferiria mensagens de uma para outra equipe isoladas em quartos separados.

Abbas, "a princípio", deu sinal verde à fórmula, mas pedirá a Washington uma série de esclarecimentos sobre as condições do diálogo e consultará diferentes líderes árabes antes de dar uma resposta definitiva, segundo o Ha'aretz.

O jornal disse que o diálogo entre as partes começaria com a definição de uma agenda. As conversas aconteceriam em Washington ou em Jerusalém, e seriam lideradas por Saeb Erekat, representante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e assessor de destaque de Abbas.

Já o chefe da equipe israelense provavelmente seria Itzhak Moljo, um assessor pessoal de Netanyahu enviado com frequência aos EUA.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se