Operação de combate às Farc deixa 5 mortos na Colômbia

2 set 2011 - 15h10
(atualizado às 16h07)

Pelo menos cinco guerrilheiros foram mortos nesta sexta-feira, entre eles um líder das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), durante uma operação no sudoeste do país, informou o presidente Juan Manuel Santos.

Foi "um golpe muito duro contra as Farc", afirmou o governante em um relatório preliminar divulgado à imprensa na Casa de Nariño, sede do Executivo em Bogotá. A Força Aérea Colombiana bombardeou uma base rebelde nas montanhas de Buga, localizadas no Valle del Cauca.

Publicidade

De acordo com o chefe de Estado, as tropas capturaram um suposto comandante das Farc, conhecido como "Tereco". Santos afirmou que o guerrilheiro "vinha semeando terror" em Buga e na localidade vizinha de Tuluá.

O relatório afirma que o comandante, cuja identidade não foi divulgada, foi detido junto com sua companheira. "A operação foi repelida pelos guerrilheiros, até a Força Aérea entrar e bombardear a área, conseguindo capturar o líder, sua companheira e recuperar cinco corpos", explicou Santos.

O presidente acrescentou que outras oito pessoas podem ter morrido em um desmoronamento causado pelo bombardeio, de acordo com versão apresentada pelo líder capturado.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se