Um ônibus escolar foi arremessado no telhado da escola Winterboro High School no Condado de Talladega, no Alabama, Estados Unidos, após a passagem de um tornado no último domingo, 16. O edifício da escola ficou parcialmente destruído.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Diversas partes dos EUA têm sido atingidas com tornados desde a última sexta-feira, 14. De acordo com autoridades locais, ao menos 40 pessoas morreram em razão da tempestade, que veio acompanhada de trovões, granizo e forte rajadas de ventos.
Heart-wrenching scenes are emerging after last night's powerful EF2 tornado ripped through Talladega County, Alabama.
This morning, a school bus was found overturned on the roof of the severely damaged Wintersboro High School. pic.twitter.com/UVRiK3km5l
— WeatherNation (@WeatherNation) March 16, 2025
Até o momento, o país registrou cerca de 80 tornados, sendo o Missouri o estado mais afetado. Pelo menos 12 pessoas morreram no estado. Estradas do Alabama também foram danificadas e ficaram intrafegáveis.
"Temos uma longa estrada pela frente, mas estamos juntos nessa. Minha equipe e eu continuaremos trabalhando para ajudar aqueles que foram prejudicados", disse o governador do Missouri, Mike Kehoe, em publicação no X (antigo Twitter).
I spent yesterday on the ground, seeing the devastation firsthand and meeting with the first responders, emergency crews, and local leaders who are working tirelessly to help our communities recover. Their dedication is nothing short of heroic.
I also had the opportunity to hear… pic.twitter.com/DwykmruOkT
— Governor Mike Kehoe (@GovMikeKehoe) March 16, 2025
Segundo a BBC, fortes ventos no Texas e no Kansas provocaram tempestades de poeira, que resultaram em colisões de veículos e mortes. Em Oklahoma, a instabilidade climática provocou quase 150 incêndios florestais. Quatro pessoas morreram em consequência das chamas e dos ventos fortes.
No Kansas, oito pessoas morreram depois que mais de 55 veículos colidiram depois da tempestade de poeira. No Texas, outros 38 carros também se acidentaram no trânsito, causando a morte de quatro pessoas.
No Mississippi, seis pessoas morreram com a passagem dos tornados, enquanto o Arkansas registrou a morte de três pessoas e outras 29 ficaram feridas.
Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou por meio da plataforma Truth que enviou a Guarda Nacional ao Arkansas para ajudar após a passagem da tempestade. "Juntem-se a Melania e a mim em orações por todos os afetados por essa terrível tempestade", disse.