Noruega: atirador que matou 77 alegará legítima defesa

13 abr 2012 - 15h48
(atualizado às 15h51)

O atirador norueguês Anders Behring Breivik pedirá sua absolvição e vai alegar que realizou em legítima defesa o massacre de 77 pessoas desarmadas, a maioria delas menores de idade, diz a equipe de defesa dele segundo o jornal espanhol El Mundo. Começa na próxima segunda-feira o julgamento de Breivik pelos ataques em Oslo e na ilha de Utoya.

Breivik será julgado a partir de segunda-feira pelo massacre de 77 pessoas
Breivik será julgado a partir de segunda-feira pelo massacre de 77 pessoas
Foto: AFP

"Tecnicamente não resta outra opção a não ser apresentar seus argumentos (de Breivik) sobre o porque fez o que fez", disse o advogado de defesa Geir Lippestade, após uma reunião com polícia local para discutir a segurança durante o julgamento. "Obviamente sabemos que é impossível que o julgamento conclua com a liberdade dele, mas como advogados de defesa somos obrigados a fazer perguntas que permitam que ele exponha suas razões e, segundo seus desejos, pedir sua absolvição, uma vez que alega que atuou em legítima de defesa".

Publicidade

Breivik deseja se apoiar no artigo 48 do Código Penal norueguês que contempla a figura da legítima defesa preventiva para repelir a ameaça de um "ataque ilegal que ainda não tenha sido produzido". No entanto, especialistas em direitos, segundo o El Mundo, descartam essa possível interpretação da lei para o caso.

Ultradireitista, Breivik era contra imigrantes e acusava os sociais-democratas de serem lenientes com os estrangeiros, o que, na sua visão, levaria o país à ruína.

Na terça-feira, um estudo psiquiátrico concluiu que Breivik é são e não tem nenhuma doença psíquica grave e, portanto, é penalmente responsável. A nova avaliação é contraditória com os resultados de um primeiro exame psiquiátrico oficial, que no ano passado concluiu que Breivik sofria de "esquizofrenia paranoide". Caberá aos envolvidos no julgamento decidir qual avaliação será seguida, o que acarretará no destino de Breivik: se ele cumprirá pena em uma prisão ou em um hospital psiquiátrico.

Tragédia na Noruega

Publicidade

A Noruega viveu no dia 22 de julho de 2011 a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram um saldo de 77 mortos. Primeiro, oito pessoas morreram após uma bomba, colocada por Breivik, explodir no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais e o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Horas mais tarde, ele abriu fogo contra jovens reunidos no acampamento de verão da juventude social-democrata na ilha de Utoya, próxima à capital, matando 69 pessoas. Breivik foi detido logo depois e assumiu a autoria. Antes dos ataques, o atirador publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se