Negociadores de paz da Ucrânia chegam aos EUA para conversas com autoridades de Trump

17 jan 2026 - 12h47

Negociadores de paz da Ucrânia chegaram aos Estados Unidos neste sábado para conversar sobre detalhes de um acordo proposto para encerrar a ‌guerra de quatro anos com a Rússia, disse o chefe do ‌gabinete do presidente ucraniano.

Kyrylo Budanov disse que a delegação se reuniria com o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, e o secretário do ‍Exército dos EUA, Daniel Driscoll.

Publicidade

"A Ucrânia precisa de uma paz justa. Estamos trabalhando para obter resultados", disse Budanov, ex-chefe da inteligência militar, no aplicativo Telegram.

Trump tem pressionado Kiev e ‌Moscou por um acordo para acabar com ‌a guerra. Mas, apesar de muitas rodadas de negociações, nenhum avanço diplomático tangível foi alcançado até agora, e os combates continuam em uma linha de frente que se estende por mais de 1.200km.

A Ucrânia e os EUA elaboraram uma proposta de paz de 20 pontos, mas a Rússia ainda não se pronunciou sobre ela.

As questões mais complicadas incluem concessões territoriais, garantias de segurança e o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, ocupada pela Rússia.

Publicidade

As autoridades ucranianas disseram que a agenda incluiria garantias de segurança e um pacote de recuperação pós-guerra para a Ucrânia.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que esperava assinar documentos delineando "um pacote de prosperidade" com os EUA nos ‌bastidores do Fórum Econômico Mundial em Davos na próxima semana, para desbloquear cerca de US$800 bilhões em investimentos de reconstrução.

Trump disse à Reuters esta semana que poderá se reunir com Zelenskiy no fórum.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações