Um incêndio florestal fora de controle no sudoeste da França forçou a retirada de mais de 10.000 pessoas de duas dúzias de pequenas cidades e vilarejos próximos à fronteira com a Espanha, e autoridades afirmaram que os ventos fortes nesta segunda-feira vão alimentar ainda mais o incêndio.
A União Europeia informou nesta segunda-feira que estava enviando quatro aeronaves de combate a incêndios de Chipre e da Suécia para a França, a fim de ajudar os bombeiros na região da cidade de Perpignan.
"A Europa está ao lado da França", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no X.
O incêndio já consumiu cerca de 4.600 hectares no sopé dos Pirineus franceses, informou o prefeito local, Pierre Regnault de la Mothe, em uma postagem no X.
"Nesta manhã, as condições estão se deteriorando novamente", alertou o ministro do Interior, Laurent Nunez, na emissora de TV francesa TF1. "Hoje a batalha recomeça."
As ondas de calor do início do verão na França e em toda a Europa Ocidental, em maio e junho, queimaram vastas áreas de terra, tornando-as particularmente vulneráveis a incêndios florestais este ano.
O incêndio em Trevillach, que feriu cinco pessoas, incluindo um bombeiro, está ocorrendo nas proximidades da terceira etapa do Tour de France. As autoridades locais fecharam o trecho ao público para permitir que os serviços de emergência tenham fácil acesso à área. Embora a corrida continue, a comitiva de veículos das equipes que a acompanha será agora reduzida ao mínimo.
No lado espanhol da fronteira, o incêndio devastou 2.200 hectares — 97% deles na área natural protegida de Les Gavarres —, mas as autoridades catalãs informaram no final do sábado que a situação estava estável e que o incêndio seria completamente extinto durante a semana.
A polícia prendeu um funcionário de uma empresa contratada pelo governo regional da Catalunha, suspeito de ter provocado o incêndio ao usar uma esmerilhadeira à beira de uma estrada.
Ao sul da Catalunha, na província de Castellón, 500 pessoas foram retiradas depois que um incêndio florestal invadiu o Parque Nacional da Sierra de Espadan, que abriga uma importante floresta de sobreiros.