Julgamento criminal de Trump chega ao 2º dia buscando jurados

Ex-presidente é acusado de ter subornado ex-atriz pornô

16 abr 2024 - 19h28
(atualizado às 19h37)

-O segundo dia de julgamento do processo criminal contra Donald Trump, nesta terça-feira (16), em Nova York, foi mais uma vez marcado pela busca de 12 pessoas para formar o júri.

O ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato do Partido Republicano é acusado de falsificar 34 registros financeiros para encobrir um suposto suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels.

Publicidade

No primeiro dia, na segunda (15), 96 possíveis jurados foram levados ao tribunal, mas metade negou ao ser questionada pelo juiz se poderiam ser imparciais para o julgamento. Outros nove recusaram a tarefa por outros motivos.

Nesta terça, a seleção conseguiu confirmar ao menos os primeiros sete. Além dos 12 titulares, deverão ser escolhidos seis reservas. Se não for possível atingir o número de 18 na primeira leva de 96, mais possíveis jurados irão ao tribunal, de um total de 500.

A dificuldade para a escolha está no fato de que, como definiu o juiz do caso Juan Merchan, a pessoa deve conseguir deixar de lado o viés que tiver sobre Donald Trump. Pessoas que têm opiniões fortes, ou que já foram a comícios pró ou contra o ex-presidente devem ser descartadas. Tanto a acusação quanto a defesa podem pedir o descarte.

Primeiro ex-presidente na história dos EUA a responder a um processo criminal, arriscando quatro anos de prisão no julgamento que ocorre em plena corrida eleitoral, Trump afirma ser inocente.

Publicidade

Ele teria pagado US$ 130 mil a Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, em 2016, através de seu então advogado Michael Cohen, para comprar o silêncio da ex-atriz pornô sobre uma suposta relação sexual.

O objetivo do magnata seria evitar possíveis efeitos negativos na reta final da campanha presidencial daquele ano. Segundo a Procuradoria de Manhattan, Trump teria registrado o reembolso feito a Cohen pelo suposto suborno como "despesa jurídica", o que pode configurar crime.

Uma eventual condenação não impediria a candidatura do ex-mandatário.

 .

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações